segunda-feira, 27 de maio de 2024

Nasa lança foguete a lua após 50 anos

Nesta quarta-feira (16), os Estados Unidos lançaram um novo foguete lunar, chamado SLS (Space Launch System ou Sistema de Lançamento Espacial). O objetivo é voltar depois de 50 anos. A última operação realizada, foi a Apollo 17, em dezembro de 1972. Uma viagem que mandou 12 homens para a lua e obteve sucesso.

O SLS, possuí 32 andares, e foi lançado do Kennedy Space Center. Várias pessoas assistiram ao lançamentos entre gritos e aplausos. O foguete foi lançado com uma exposição de luzes com pouco mais de 40 minutos após a abertura da janela de duas horas, às 3h47 no horário de Brasília.

A primeira viagem a lua aconteceu em no dia 16 de julho de 1969 e durou quatro dias. É conhecida como Missão Apollo 11, que decolou do Centro Espacial John F. Kannedy, na Flórida (EUA).

A NASA planeja agora, construir uma base lunar como investimento para iniciar a exploração de Marte, com viagens previstas para o final da década de 2030. “Vamos voltar à Lua depois de 50 anos, para ficar, aprender, trabalhar, criar, desenvolver novas tecnologias e novos sistemas e novas espaçonaves para ir a Marte”, disse o administrador da Nasa, Bill Nelson.

Outros Posts