terça-feira, 18 de junho de 2024

Cuidados no Carnaval: especialista alerta para cuidados com a pele durante a folia

Quem aí não está na expectativa e contando os minutos para curtir o carnaval? Afinal, em 2023 depois de dois anos sem grandes festas, vamos ter carnaval para todos os estilos e foliões.

E pra curtir com tranquilidade e com a pele linda antes, durante e depois, conversamos com a dermatologista Dra. Ana Maria Carreño, para esclarecer algumas dúvidas e passar algumas orientações que servem para crianças e adultos. Dá para curtir o carnaval com muito estilo e alegria adotando alguns cuidados para que a folia não acabe antes da Quarta-Feira de Cinzas.

“A primeira coisa e a mais importante: antes de sair lembre-se de sempre passar protetor solar com FPS maior ou igual a 50 com alta resistência a água e suor reaplicando a cada 3 horas”, destacou dra Ana.

 Para quem vai curtir o carnaval nos blocos de rua, vale lembrar que sem os cuidados adequados, você pode acabar com queimaduras solares, que causarão vermelhidão, ardor, bolhas na pele além de insolação, orienta a especialista. Mais um alerta dado pela Dra. Ana, é sobre o uso de adesivos de maquiagem, que podem marcar a pele quando exposto ao sol.

“Essa combinação de adesivos sobre a pele e exposição solar podem resultar em uma verdadeira tatuagem na pele! Então, é muito importante antes de aplicar adesivos preparar sua pele não esquecendo de aplicar o protetor solar com fator de proteção alto de preferência e alta resistência a água e suor”, acrescentou a médica.

 Além das orientações acima, a Dra. Ana também dá uma série de dicas para curtir o carnaval numa boa:

  • Aplique na face interna do antebraço uma pequena quantidade dos produtos que irá usar para compor sua maquiagem. Se não irritar menor o risco de alergias;
  • Antes da maquiagem higienize, hidrate e aplique o protetor solar de preferência com cor e pelo menos FPS 50;
  • Aposte produtos e maquiagens hipoalergênicas oil free e a prova d’água, correndo menor risco do produto escorrer para os olhos com o calor e suor;
  • De preferência a cosméticos com brilho. Existe um tipo de glitter que é próprio para ser usado na pele e em geral é hipoalergênico e biodegradável;
  • Muito importante: após a folia não deixe de retirar toda a maquiagem, com demaquilantes bifásicos, óleos de limpeza, solução micelar e/ou sabonetes Logo após aplicar um hidratante calmante.

Outros Posts