terça-feira, 16 de abril de 2024

Crato avança com o PreVio e instaura Comitê Gestor para início de projetos em áreas prioritárias

O Crato avança em políticas públicas de segurança e acolhimento nas comunidades, através de programa em parceria com o Governo do Estado. Foi instaurado, na tarde desta quinta-feira, 22, em reunião no Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC, do Crato, o Comitê Gestor, que representa a segunda instância da Estrutura de Governança do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência – PReVio.

O programa, que vem sendo implementado em Crato, inicia os projetos para públicos prioritários, com o Comitê Gestor, que é uma instância de cunho intersetorial, com a finalidade de conduzir a agenda gerencial de prevenção à violência no município. Crato é uma das 10 cidades do Ceará a fazer parte do PreVio. Segundo o prefeito Zé Ailton, com esse programa, o Crato tem o compromisso de avançar nas políticas que levarão melhores condições de segurança e oportunidades para a população.

No momento, em virtude dos levantamentos realizados através do comitê, três bairros do Crato foram escolhidos para iniciar as ações: Seminário, Gisélia Pinheiro (Batateira) e o Alto da Penha. Com isso, o Crato dá um importante passo à frente de políticas que envolvem a parceria do Governo do Estado e do Município, instâncias da justiça, sociedade civil e segurança pública.

Passam a integrar o comitê representantes Casa Civil do Governo do Estado do Ceará; Gabinete do Prefeito; Secretaria de Segurança Pública; Secretaria de Finanças e Planejamento; Secretaria de Desenvolvimento Social; Secretaria de Educação; Secretaria de Saúde; Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho; Secretaria de Cultura; Secretaria de Esporte e Juventude; Secretaria de Meio Ambiente; Secretaria de Infraestrutura; Assessoria de Direitos Humanos.

Durante a reunião, foram apresentados os avanços e perspectivas de atuação estratégica através do PreVio, para implementação das políticas voltados para capacitação e ações que possibilitem melhoria na qualidade de vida das comunidades. Também foram expostos levantamentos realizados em bairros, distritos e sede e os projetos que deverão ser desenvolvidos nas áreas selecionadas, para a atuação do PreVio.

O prefeito destaca que o Crato está com o projeto piloto para a atuação nos 3 bairros e mais tarde deverá estender para as outras localidades do município. O gestor municipal ressaltou o comprometimento da gestão com o programa, na prevenção da violência e melhoria da qualidade de vida nas comunidades.

Outros Posts