terça-feira, 05 de março de 2024

“Combate às Fake News” é tema de roda de conversa, celebrando o Dia Nacional do Repórter

A Secretaria de Cultura do Crato, através da Biblioteca Pública Municipal da Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) promoveu na noite da quinta-feira, 16, em celebração ao Dia Nacional do Repórter, o 1º Alpendre Literário do ano de 2023, abordando a temática Combate às Fake News.

A roda de conversa, mediada pela bibliotecária Aline Fernandes, abordou questões como pesquisa, educação, ética e política. Os convidados especiais, o Coordenador de Jornalismo na TV Verdes Mares Cariri Paulo Henrique Rodrigues e a produtora Claudiana Mourato, pontuaram o tema com ciência e entendimento. Os jornalistas esclareceram algumas questões sobre o correto posicionamento da notícia, a importância da formação e da responsabilidade no ato de disponibilizar informações, deixando claro o quão nocivas podem ser as noticias falsas e como podermos combatê-las.

“A primeira vítima da Fake News é a Língua Portuguesa, os produtores desse tipo de notícia não se preocupam com ortografia, concordância, estética do texto, qualidade de imagens, nada. Isso já pode ser uma diferenciação a ser percebida”, disse Paulo Henrique.

“Precisamos estar atentos, é trabalho para todos nós: comunicadores, pais, professores, estar alerta, sobretudo ao que é consumido pela internet”, destacou Caludiana.

Após as apresentações dos convidados, foram feitas perguntas, bem como colocados em pauta questionamentos e opiniões. A professora e historiadora Sued Carvalho, enalteceu a importância da educação e da orientação para que as pessoas, a comunidade como um todo tenha acesso a informação de qualidade.

O projeto Alpendre Literário tem como proposta movimentar o espaço das bibliotecas municipais e incentivando a prática da leitura.

Também presentes na roda de conversa, o secretário adjunto da Secult Crato, Wilton Dedê, Raquel Feitosa, Gerente de Equipamentos da Secult, e o bibliotecário, Cicero Silva.

Outros Posts