segunda-feira, 17 de junho de 2024

Ampliação de rede de água beneficia mais de 225 mil pessoas em Juazeiro do Norte

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) finalizou a implantação de 93 km de novas redes de água no município de Juazeiro do Norte. O incremento beneficia diretamente 225 mil pessoas, proporcionando maior segurança hídrica por meio do controle da pressão e da vazão, evitando perdas de água por vazamentos.

A ação faz parte das obras de setorização do abastecimento de água do município e contempla, ainda, a ativação de novos poços, construção de adutoras e a reservação de 25 milhões de litros de água. Ao todo, o projeto possui investimento da ordem de R$ 115 milhões, e quando finalizado beneficiará mais de 500 mil pessoas, incluindo população flutuante.

“As redes implantadas possuem uma nova tecnologia mais resistente e possuem maior durabilidade. Diferente do convencional, as tubulações são encaixadas através de uma solda, que reduz vazamentos. O material também é mais maleável, o que permite a adaptação aos tubos existentes”, explica o gerente de Obras do Interior, Marcelo Henrique.

Dentro do projeto, a companhia também realizou a troca e padronização de quase 10 mil hidrômetros, possibilitando assim a otimização da leitura do consumo e, consequentemente, o faturamento dos clientes.

O novo equipamento possibilita, ainda, a redução de perdas de água e a sua instalação é feita de forma gratuita pelas equipes da Cagece, seguindo a normativa do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Atualmente o projeto encontra-se na fase de confinamento. A etapa consiste no fechamento dos Distritos implementados para aferir as pressões disponíveis e verificar se existem pontos desabastecidos ou com excesso de pressão. As análises ocorrem para garantir os padrões e melhor atender a população.

Outros Posts