sábado, 13 de abril de 2024

Vacinar é proteger: Campanha de Multivacinação no Ceará começa neste sábado (30)

A Campanha Nacional de Multivacinação começa na próxima sexta-feira (30), em todo o País. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) mobiliza os municípios do Estado para aderirem à ação, que segue até o dia 14 de outubro e tem como objetivo imunizar cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ideia é atualizar o esquema vacinal, avançar nos indicadores de imunização e reduzir os riscos de reintrodução de doenças que já foram eliminadas ou controladas.

Um total de 2.500 salas de vacinação estarão ativas em todo território estadual. Além disso, as secretarias municipais de saúde realizam estratégias adicionais para melhor adesão à imunização, através da realização de busca ativa de não vacinados e da disponibilização de vacinas dentro das escolas ou em locais com alta concentração de pessoas.

Apesar da viabilização gratuita dos imunizantes de rotina, as coberturas vacinais do calendário nacional não atingiram as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS), que estabelece uma porcentagem de 90% para as vacinas BCG e rotavírus e 95% para os demais imunizantes.

O Ceará apresentou uma queda nas coberturas vacinais a partir do ano de 2019, com um novo aumento de 2022. No entanto, o Estado ainda não alcançou as metas preconizadas pelo MS para BCG (com porcentagem de 93%), pentavalente (84%); poliomielite (84%), pneumocócica 10 (84%); rotavírus (81%), meningocócica C (81%) e tríplice viral (D1) (89%). Os dados estão no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), ligado ao Ministério da Saúde.

A coordenadora de Imunização da Sesa, Ana Karine Borges, lembra que estar com a caderneta de vacinação em dia é uma medida fundamental para a prevenção de doenças contagiosas. “Manter as vacinas em dia não apenas protege a saúde pessoal, mas também ajuda a controlar e erradicar doenças infecciosas. Portanto, é importante seguir as orientações do Calendário Nacional de Vacinação recomendado pelas autoridades de saúde e discutir quaisquer preocupações com um profissional médico”, explica.

Vacinas disponíveis

Todas as vacinas de rotina estarão disponíveis para o público-alvo da Campanha, sendo elas: BCG, Hepatite A, Hepatite B, Pentavalente (DTP/Hib/Hep. B), Pneumocócica 10-valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Febre amarela, Tríplice viral, DTP (tríplice bacteriana), Tetraviral (tríplice viral/varicela), HPV quadrivalente , dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto) e Menigocócica ACWY. Na oportunidade, também será intensificada a oferta da vacina Covid-19.

No sábado (30), a sala de vacina do Vapt Vupt Antônio Bezerra vai abrir das 8h às 16h30. O equipamento é de gestão da Secretaria da Proteção Social. Postos de saúde dos municípios de todo o Estado também devem aderir à Campanha.

 

Outros Posts