domingo, 16 de junho de 2024

Seus olhos dizem muito sobre sua saúde. Consultas regulares com o oftalmologista podem identificar sinais de muitas doenças

A nossa visão é um dos sentidos mais importantes e complexos do corpo humano. Porém, o que muitos não percebem é que a saúde ocular está intimamente relacionada com a saúde do resto do corpo. Assim, quando a sua saúde geral não está legal, certamente os seus olhos vão sofrer com isso.

Hoje, 07 de maio, é o dia do oftalmologista.  Escolhemos esse dia para falar sobre a importância de cuidarmos da “janela da nossa alma”, isso mesmo, nossos olhos. Nossos olhos que podem dizer muito sobre a nossa saúde e até ajudar no diagnóstico de doenças sistêmicas.

E para esclarecer mais sobre este assunto, conversamos com o Dr. Vitor Luna, médico oftalmologista da equipe da NOANE – Núcleo de Oftalmologia Avançada do Nordeste, para sabermos mais sobre o que nossos olhos podem dizer sobre a nossa saúde.

Um dos primeiros pontos abordados, foi sobre a importância da consulta regular com o oftalmologista. De acordo com Dr. Vitor, mesmo os pacientes sadios, após os 40 anos as pessoas devem realizar exame oftalmológico anualmente, principalmente devido as doenças degenerativas como o glaucoma, degeneração macular, catarata, retinopatia diabética e hipertensiva, que são mais comuns após está idade. Porém, vale ressaltar que os cuidados com a visão, devem começar logo após o nascimento e seguindo nas fazes de desenvolvimento.

Já sobre à associação entre os nossos olhos e a saúde sistêmica, Dr. Vitor esclarece que o exame do fundo do olho, é o exame que se avalia a micro vascularização da retina, esse exame que faz parte da consulta, é muito importante. Neste exame, é possível ver os vasos da retina que, quando doentes, indicam que os vasos de todo o corpo também podem estarem sofrimento, incluindo órgão nobres como rins, cérebro e coração. Além do exame de fundo do olho, o exame do nervo óptico também é muito importante, pois pode refletir nas doenças neurológicas e do sistema nervoso central.

“Todas as doenças têm manifestações oculares. Então, é muito importante o parecer do oftalmologista para pacientes que estão com doenças mal definidas ou sem diagnóstico.”

Dr. Vitor nos explicou que quando os pacientes estão em processo de investigação clínica, é muito importante a avaliação também do médico oftalmologista, pois com essa avaliação, é possível ajudar a fechar um diagnóstico com base nas manifestações oculares.

Agora que você já sabe da importância das consultas periódicas ao oftalmologista e o quanto elas podem ajudar no cuidado da sua saúde de forma geral, eu pergunto: você já agradeceu ou parabenizou seu oftalmologista hoje? Ainda está em tempo!

E para você que já faz anos e anos que não realiza uma avaliação da sua saúde ocular, eu deixo um recado: cuide dos seus olhos, pois como disse há mais de 500 anos passados Leonardo da Vinci, “Os olhos são a janela da nossa alma”.

Outros Posts