terça-feira, 05 de março de 2024

Juazeiro do Norte celebra a vida e a devoção da Beata Maria de Araújo

Hoje, a cidade de Juazeiro do Norte celebra a vida e a devoção dessa figura religiosa marcante, Maria Magdalena do Espírito Santo de Araújo, mais conhecida como Beata Maria de Araújo. Nascida em 24 de maio de 1862 em Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil, ela foi uma religiosa brasileira que foi declarada beata pela devoção popular.

Maria de Araújo nasceu em uma família humilde, no antigo povoado de Joaseiro, que posteriormente se tornaria Juazeiro do Norte. Ela era analfabeta e desde cedo relatava ter visões. A beata foi uma figura próxima e de confiança do Padre Cícero, fundador de Juazeiro do Norte. Em 1889, Maria de Araújo teria recebido do Padre Cícero uma hóstia que supostamente se transformou em sangue em sua boca. Esse fenômeno teria se repetido durante dois anos, e essa história atraiu a atenção de devotos, resultando nas primeiras romarias em homenagem à beata.

Atualmente, ao lado do túmulo do Padre Cícero, existe um túmulo simbólico da beata, onde os devotos podem homenageá-la. A Beata Maria de Araújo ainda continua sendo uma figura importante dentro do contexto religioso e cultural de Juazeiro do Norte, sua história é parte integrante da tradição religiosa e da identidade cultural da cidade de Juazeiro do Norte.

 

*Por Juliete Fechine, com supervisão de Pedro Paulo Vieira

Outros Posts