quinta-feira, 18 de julho de 2024

Samu 192 Ceará reforça medidas de prevenção durante período carnavalesco

Depois de dois anos consecutivos sem as festas de Carnaval, em razão da pandemia de covid-19, a folia retorna neste ano com shows, blocos, desfiles de escolas de samba, em espaços públicos e privados. Para que todos consigam curtir os festejos em segurança, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará reuniu dicas para prevenir acidentes e outros agravos.

“Estar com a saúde em dia, bem alimentado e hidratado é um pontapé inicial para aproveitar as festas de Carnaval”, afirma o gerente da macrorregional do Samu Ceará em Eusébio, Jefferson Oliveira.

Em caso de ingestão de bebida alcoólica, o médico reforça que é importante intercalar com água – o consumo antes, durante e depois ajuda a diminuir os efeitos do álcool no organismo.

Oliveira ressalta ainda que, em caso de ingestão de bebida alcoólica ou de uso de outra substância psicoativa, não se deve dirigir. “Além disso, mesmo sem conduzir um veículo, o respeito às regras do trânsito, como a do uso do cinto de segurança, devem ser respeitadas”.

No Carnaval de 2020, o Samu Ceará atendeu a 1.001 ocorrências, no período de sexta-feira até a Quarta-feira de Cinzas.

Atendimento 24 horas

O Samu Ceará cobre 183 dos 184 municípios do Estado. O Serviço pode ser solicitado para ocorrências consideradas de urgência ou emergência: acidentes automobilísticos, suspeitas de acidente vascular cerebral (AVC), infarto, crises hipertensivas, afogamentos, choque elétrico, queimaduras graves, engasgos, intoxicação ou envenenamento, surtos psiquiátricos, agressões por arma de fogo ou arma branca, falta de ar intensa, transferência inter-hospitalar de doentes graves, dentre outras.

O Samu Ceará é acionado por meio do número 192. A instituição é gerida pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde) e vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Outros Posts