terça-feira, 28 de maio de 2024

Rotatórias apresentam resultado positivo em números de acidentes

Do início de janeiro ao final de maio deste ano, o Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro – DEMUTRAN registrou 170 acidentes de trânsito, de forma geral. Destes, 8 sinistros foram em rotatórias, o que representa 4,7% dos números totais. Os dados foram disponibilizados pelo Setor de Estatísticas do DEMUTRAN.

O projeto de uma rotatória é analisado pelas perspectivas de pontos de conflitos que obtêm semáforo e cruzamentos com fluxos intensos, com o objetivo de reduzir acidentes, bem como otimizar o tempo dos condutores de veículos. A exemplo, a rotatória da Rua São Pedro em cruzamento com a Avenida Rui Barbosa trouxe a diminuição de aproximadamente 95% dos acidentes, já recorrentes na localidade.

O membro do Setor de Engenharia do DEMUTRAN, Francisco Bezerra, explica que o funcionamento das rotatórias é dinâmico em relação à fluidez do trânsito e que a preferencial é para quem está circulando por ela, ou seja, é preciso observar a sinalização, indicada pelo Código de Trânsito. “As rotatórias servem para que haja uma continuidade na velocidade dos veículos”, afirma.

Atualmente, o DEMUTRAN está iniciando a oitava rotatória, que será localizada nos cruzamentos da Avenida Ailton Gomes com a Plácido Aderaldo Castelo. As demais rotatórias estão localizadas nos bairros Romeirão, Santa Tereza, Novo Juazeiro e Lagoa Seca.

 

Outros Posts