segunda-feira, 20 de maio de 2024

Rei Pelé: o velório iniciou às 10h desta segunda-feira (2) na Vila Belmiro

O velório do atleta, rei do futebol, Edson Arantes do Nascimento, Pelé, começou às 10h pelo horário de Brasília, nesta segunda-feira (2) e ficará aberto até as 10h da terça-feira (3), também aberto ao público. A cerimônia está acontecendo no Estádio Urbano Caldeira, do Santos Futebol Clube, na Vila Belmiro, lugar em que Pelé jogou entre os anos de 1956 a 1974.

No local, já estiveram presentes familiares, amigos, fãs, e o presidente do comitê olímpico de futebol, Paulo Wanderley Teixeira, que contou um pouco sobre a atuação de Pelé à frente do Ministério do Esporte, durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. 

Muito emocionado, Gabriel Arantes do Nascimento, neto de Pelé, afirmou ter ido visitá-lo no hospital um dia antes de seu falecimento, onde na ocasião expressou todo o seu amor e admiração por seu avô.

Na última quinta-feira (29), durante a madrugada, o corpo de Pelé foi transportado e escoltado pela polícia militar e pelo corpo de bombeiros até o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Hoje, o caixão do atleta está no gramado do estádio onde atuou  em 210 jogos e anotou 288 dos 1.091 gols que fez com a camisa do Peixe. 

O acesso do público ocorre pelos portões 2 e 3 (Rua Dom Pedro), enquanto o de autoridades se dá pelo portão 10 (Rua Princesa Isabel).

Vale ressaltar que a urna do caixão está aberta, para que isso fosse possível, na própria quinta-feira (29), o corpo foi submetido a um procedimento chamado de Tanatopraxia, que permite a melhor conservação do corpo até o funeral.

Após o velório, haverá o cortejo que seguirá pelas ruas de Santos, passando pela casa de Celeste Arantes, onde vive a mãe de Pelé. Já o sepultamento será às 12h, no Memorial Necrópole Ecumênica apenas para os familiares.

Outros Posts