domingo, 16 de junho de 2024

Juazeiro do Norte: Seduc e Crede alinham matrículas

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte participou nessa quinta-feira, 5, de uma reunião com a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 19. A finalidade do encontro foi promover o alinhamento sobre as matrículas de estudantes da rede municipal que irão ingressar na rede estadual.

A Constituição Federal estabelece que cabe à União, aos Estados, Distrito Federal e aos Municípios organizar, em regime de colaboração, seus sistemas de ensino. A legislação, prevê, ainda, que os municípios devem assegurar a oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, enquanto os Estados devem atender o Ensino Fundamental e, prioritariamente, o Ensino Médio.

Após a conclusão do 9° ano do Ensino Fundamental, cerca de 3 mil alunos deixam a rede municipal de ensino para ingressar na rede estadual, onde é ofertado o Ensino Médio. Para que essa demanda seja assegurada, as instituições trabalham em parceria para contemplar todos os alunos, da melhor forma possível.

Para facilitar o acesso, a Crede, com a cooperação da Seduc, realizou um sistema de divisão de polos, onde alunos oriundos de escolas municipais podem efetuar suas matrículas em escolas estaduais próximas das suas residências. No Município, as matrículas também são efetuadas neste formato.

Outros Posts