domingo, 25 de fevereiro de 2024

Juazeiro do Norte renova adesão ao “Programa Mais Saúde com Agente”

O município de Juazeiro do Norte renovou a adesão ao ‘Programa Mais Saúde com Agente”, voltado para a capacitação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde – ACS e Agente de Combate às Endemias – ACE. O curso ofertado visa oferecer condições para que os profissionais analisem informações coletadas nas residências e território de atuação, a fim de melhorar a qualidade e resolutividade da Atenção Primária à Saúde. Ao todo, 269 agentes foram formados em 2023.

O programa é uma parceria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As turmas têm formação híbrida e são instruídas por profissionais do próprio município. Para Quitéria Magalhães, diretora da Atenção Primária, investir na capacitação dos profissionais é uma prioridade. “Formar com conhecimento técnico esses profissionais que trabalham cotidianamente e de forma direta com a população é a melhor forma de ampliar nosso acompanhamento em saúde”, explica.

Com 58 técnicos ACE e 211 ACS formados no Mais Saúde com Agente, o objetivo da Secretaria de Saúde de Juazeiro é ampliar a capacitação para os profissionais que não puderam participar da última fase. “Os agentes de saúde têm um papel relevante no fortalecimento do Sistema Único de Saúde, no âmbito da Estratégia Saúde da Família (ESF). É com eles que promovemos saúde, prevenção e controle de doenças, cuidado e mobilização social”, conclui Quitéria.

Outros Posts