quarta-feira, 17 de abril de 2024

Juazeiro do Norte: Rede de Atenção Psicossocial disponibiliza calendário do Setembro Amarelo

A campanha em preservação da vida ganha forma em Juazeiro do Norte. A Rede de Atenção Psicossocial, formada pelo CAPS AD III, CAPSi e CAPS III, programou atividades alusivas ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. As atividades ocorrerão em pontos distintos da cidade, e serão abertas ao público.

Cada Centro de Atenção Psicossocial focará em um mote da campanha. De acordo com Dayse Luz, diretora de Saúde Mental, o intuito é abranger os diversos públicos que precisam ser alcançados neste mês. “Cada CAPS desenvolverá atividades próprias, assim temos como debater e aprofundar mais o tema”, explica.

O CAPSi trabalhará com o tema ‘Cultura e paz de afeto’, voltado para o cuidado de crianças e adolescentes e terá como foco as escolas da rede municipal. No dia 13 próximo, haverá uma roda de conversa sobre educação popular em saúde e luta antimanicomial, no Centro Cultural do Cariri. No dia 18, o debate sobre valorização da vida chegará aos alunos do Escola Cícera Germano. O mesmo diálogo ocorrerá dia 19, na Escola Mário Bem e, em seguida, dia 20, se estenderá aos estudantes da Escola Zilá Belém. O encerramento das atividades será feito no dia 29, no CAPSi, na Rua Odete Matos de Alencar, 894, com o círculo de cultura sobre paz e afeto. “Também vamos ter grupos terapêuticos na unidade para compartilhar cuidados”, pontua a diretora.

O CAPS AD III abordará ‘O cuidado da saúde mental todo dia’. Nesta terça-feira,12, e no dia14, a unidade realizará um debate sobre saúde mental e contemporaneidade, no Vapt Vupt. O Centro de Infectologia e o Centro Socioeducativo José Bezerra de Menezes vão receber a mesma ação, no dia 18. O tema chegará ao Centro POP no dia 19. Nos dias 25 e 26, a palestra será realizada, novamente, no Vapt Vupt.

Atendendo mais de 650 pessoas, o CAPS III vai tratar o lema ‘Promovendo a valorização da vida’. Durante todo o mês, realizará grupos de debates com troca de experiências e dinâmicas entre os assistidos. No dia 11, às 14h, a população poderá participar da palestra ‘O reconhecimento e apoio familiar’. A cozinha comunitária do bairro João Cabral receberá a equipe da unidade, no dia 14, às 9h, para conversar sobre saúde mental. No dia 16, a unidade contará com a dinâmica ‘Faz bem pra gente cuidar do corpo e da mente’. O debate sobre a influência da alimentação na saúde mental também está incluso no cronograma. A roda de conversa acerca do tema será feita dia 19.

Para fechar a campanha em preservaçãoda vida, a Guarda Municipal de Juazeiro terá, no dia 29, uma palestra sobre saúde mental. Todas as ações citadas, com exceção da Cozinha Comunitária, serão sediadas na Rua Raimundo Machado da Silva, 236, no bairro Triângulo.

Outros Posts