segunda-feira, 20 de maio de 2024

Juazeiro do Norte: Órgãos públicos dialogam sobre capacitação em combate ao racismo e à LGBTfobia

Para intensificar as ações preventivas às populações vulneráveis, a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro do Norte – SESP, esteve em reunião com o Núcleo de Educação para Promoção da Igualdade Racial – NEPIR, nesta terça-feira, 30. Na pauta, a continuidade da construção do fluxo de denúncias para os casos de racismo e parceria com a Academia Municipal de Segurança Pública – AMUSP.

Com a AMUSP, os órgãos estarão em parceria realizando capacitações para os agentes da segurança pública, com algumas temáticas como informações sobre o papel dos movimentos sociais na sociedade, violência estrutural, combate à LGBTfobia, dentre outros.

Foi discutido, também, a possibilidade de inclusão dos órgãos no Conselho Municipal de Segurança Pública – COMSEG. Ainda foi tema, a participação de movimentos sociais na construção do Plano Municipal de Segurança Pública, incluindo conteúdos de assistência para a população negra, de terreiro, de povos e comunidades tradicionais e da população LGBTQIAPN+.

A coordenadora do NEPIR, Stephanie Matos, declarou como será o funcionamento do fluxo de denúncias. “Nossa meta é preparar os servidores da segurança pública para atender melhor aos casos de racismo no município. Saber como abordar a vítima e o agressor, identificar se é um caso de intolerância religiosa ou injúria racial facilita os encaminhamentos e acolhe a população que tanto precisa desse serviço”, disse.

O momento contou, ainda, com a parceria da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB, o COMIRA e o Núcleo de Diversidade e Gênero – NUDG.

Outros Posts