terça-feira, 16 de abril de 2024

Juazeiro do Norte apoia a 4ª edição do JÚRI ÉPICO que acontecerá em Petrolina para realizar o julgamento de Padre Cícero

O Júri Épico é um julgamento simulado que ocorre na cidade de Petrolina, Pernambuco, e terá sua 4ª edição nos dias 27 e 28 de outubro próximos. Com o objetivo de discutir a história e promover a interdisciplinaridade entre direito, cultura e arte, este evento é promovido para estudantes de direito de universidades públicas e privadas, bem como para o público em geral interessado na temática. Visa promover o encantamento pela argumentação e a capacidade de ampliação do conhecimento, de modo que este perpasse o contexto artístico, cultural, filosófico e antropológico.

O julgamento analisa casos históricos de grande repercussão na sociedade para debate, sendo realizado por juristas, promotores e outros profissionais credenciados nos tribunais dos estados, incluindo aqueles com registro na OAB e concursados. O público-alvo é composto por estudantes universitários de direito e profissionais interessados na área ou na história. Trata-se de um evento de cunho processual, no qual haverá o conselho de sentença, que emitirá o veredito sobre as acusações que pesam contra o réu. Além disso, haverá a participação de atores que interpretarão os personagens principais do caso.

A proposta do evento é pensar o direito de maneira metodológica e reflexiva, pedagogicamente, sem a intenção de reescrever a história. O júri não tem por objetivo alterar dados históricos, apenas discuti-los, apesar das limitações em analisar a história em profundidade, devido à sua veracidade. A atividade se consolida como uma eficaz forma de aprendizagem e celebração cultural, permeada pela ciência jurídica. Ainda assim, integra a comunidade acadêmica de diferentes instituições de ensino, como faculdades e universidades, bem como as instituições jurídicas, como o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil e a Defensoria Pública, em um processo de aprendizagem interdisciplinar, dinâmico e eficaz.

A primeira edição do Júri Épico aconteceu em 2019, julgando o caso de Lampião. Em 2020, o evento foi cancelado devido à pandemia de Covid-19. Em 2021, o julgamento se concentrou em João Grilo, seguido por Cabeleira em 2022. Para 2023, teremos o julgamento do Padre Cícero. A edição de 2023 celebrará os 100 anos da nomeação de Dom Antônio Maria Malan como Bispo Diocesano de Petrolina, assim como os 100 anos da Criação da Diocese de Petrolina e a perspectiva da construção da Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus, no coração da cidade. O Júri Épico 2023 trará ao banco dos réus a figura do “Padim Ciço”, grande líder religioso e devoção popular do povo nordestino.

Esta edição abordará uma trama de envolvimentos políticos, históricos e jogos de poder, bem como de fé, paternidade e acolhimento em meio às desventuras de um sertão vitimizado pela seca. Terá como testemunhas grandes nomes da história do sertão, como Luiz Gonzaga, Beata Maria Araújo, Dom Malan, Cardeal Arcoverde, Floro Bartolomeu, Coronel Acioly e até Luís Carlos Prestes. O corpo jurídico contará com cerca de 45 palestrantes e bancas de defesa e acusação, além de aproximadamente 50 artistas, atores, músicos, poetas, autores, dançarinos, entre outros.

O Júri Épico movimenta este ano de 2023 aproximadamente 15 caravanas de cidades diferentes, incluindo Araripina – PE, Mossoró – RN, Jacobina – BA, Feira de Santana – BA, Senhor do Bonfim – BA, Casa Nova – BA, Recife – PE, Arco Verde – PE, Garanhuns – PE, Serra Talhada – PE, Fortaleza – CE, Aracaju – SE, Juazeiro da Bahia, Curitiba – PR, São Paulo, Maceió – AL e Sobral – CE. A expectativa é de 2000 a 3000 pessoas participando do evento, com o apoio das prefeituras de Petrolina e Juazeiro do Norte, bem como da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB São Paulo, Petrolina, Recife e Cariri.

A programação do Júri Épico inclui no primeiro dia, 27 de outubro, a abertura solene com a presença de bispos, prefeitos, professores e presidentes da OAB, além de palestras e apresentações musicais. No segundo dia de evento, 28 de outubro, ocorrerá o julgamento de Padre Cícero com a participação de promotores, bancas de defesa, juiz e o ator que interpretará o sacerdote.

O evento está com ingressos à venda por meio do link abaixo. O Júri é transmitido no canal do Youtube @EpicoCultural para aqueles interessados que não puderem estar presentes no evento de forma presencial. Para mais informações em caso de dúvidas sobre o evento, pode-se consultar o instagram @juriepico e entrar em contato pelo whatsapp: (87) 99123-0092.

Abaixo, o link para compra de ingressos:
https://juriepico.my.canva.site/

Outros Posts