terça-feira, 21 de maio de 2024

IDT celebra 25 anos com mais de 1,5 milhão de trabalhadores inseridos no mercado de trabalho

O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) celebra 25 anos de serviços prestados ao povo do Ceará. E as comemorações de aniversário começam nesta segunda-feira (3) com uma série de ações. A primeira delas é uma sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Ceará, que reconhece os serviços prestados pela instituição ao povo cearense. Entre os motivos para comemorar estão os bons resultados contabilizados pela instituição, que, desde sua criação, já intermediou a inserção de mais de 1,5 milhão de pessoas no mercado de trabalho.

Na ocasião, colaboradores escolhidos pela Diretoria Executiva e eleitos por seus pares receberão homenagens, além de autoridades e outros parceiros por sua contribuição no decorrer dessa trajetória.

Criado em 1998, o IDT foi qualificado pelo Governo do Ceará como Organização Social apta a executar políticas, programas e ações na área do trabalho, por meio de Contratos de Gestão, ora firmado com a Secretaria Estadual do Trabalho (SET). Desde então, atua como instituição parceira do Estado na execução de Políticas Públicas do Trabalho, especialmente no âmbito das ações do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Para alcançar os objetivos e metas contratadas, o Instituto conta atualmente com uma rede composta por 18 unidades de atendimento, 14 postos conveniados e uma unidade móvel, equipada para o acolhimento de solicitações diversas. A capilaridade assegura o atendimento das demandas de todas as regiões do estado.

Com base nos indicadores de desempenho das ações de intermediação de mão de obra executadas em duas décadas e meia de atuação, o IDT alcançou números expressivos. Foram captadas 2.114.464 vagas de emprego, que resultaram em 1.561.250 pessoas inseridas no mercado de trabalho cearense, e 17.984.178 atendimentos aos trabalhadores cadastrados em busca de oportunidades. Também foi registrada a prestação de 1.085.571 serviços por profissionais autônomos intermediados pelo Instituto. No que diz respeito às Oficinas de Orientação para o Mercado de Trabalho, ofertadas desde 2004, mais de 455.213 pessoas participaram em 19.967 edições.

Na habilitação ao seguro-desemprego, a entidade viabilizou o recebimento do benefício a 3.598.997 segurados, gerando um aporte adicional de recursos de, aproximadamente, R$ 15,1 bilhões (em valores nominais), na forma de parcelas, que possibilitam a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado.

Mais recentemente, em abril de 2021, firmou parceria para a execução do Ceará Credi, programa voltado para a concessão de microcrédito produtivo orientado do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho, e executado pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) com o apoio do IDT.

Buscando sempre a melhoria dos serviços prestados aos seus clientes, o IDT detém a Certificação de Qualidade ISO 9001-2015, outorgada pela QMS Certification, sendo o único serviço público de emprego do país dotado dessa importante avaliação.

Para o presidente do IDT, Raimundo Ângelo, o momento é de reafirmar a potência da instituição e sua relevância na área estratégica de suporte ao desenvolvimento socioeconômico. “Ao longo de nossa história, conseguimos colocar mais de um milhão e meio de pessoas no mercado de trabalho, prestando suporte e orientação profissional. A taxa de aproveitamento das vagas intermediadas pela nossa rede foi de 74%, desempenho que faz com que o Ceará, há vários anos, ocupe o 2º lugar no ranking nacional de colocação. Esses dados fazem do nosso Instituto uma referência para os cearenses quando se fala em emprego, qualificação profissional e empreendedorismo”, destaca.

Outros Posts