quarta-feira, 17 de abril de 2024

Filhote de gato é resgatado de cano de descarga em Juazeiro do Norte

Que gato é um bicho curioso, quem já cuidou de um sabe. Agora, para prevenir acidentes e se equilibrar, os felinos usam os próprios bigodes para saber até aonde podem ir. Mas esse não é o caso do filhote de gato resgatado pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE), nesse domingo (3), em Juazeiro do Norte, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado.

O felino, que ainda está aprendendo a lidar com toda a complexidade desse mundo, ficou preso no cano da descarga de um vaso sanitário. A tutora do animal, vendo a aflição do filhote, ainda improvisou um resgate quebrando o cano, mas foi sem sucesso. Daí, ela precisou acionar a 1ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militares (1ª Cia 5º BBM) do CBMCE para que o gato fosse resgatado em segurança.

Os bombeiros foram até a casa, situada no bairro Timbaúbas, e tiraram a peça enganchada no pescoço do bichano. “Realizamos o procedimento de corte da peça de PVC que prendia o gato, com base no mesmo princípio de extração de alianças: protegendo o animal com uma peça metálica abaixo da estrutura que é cortada, impedindo assim que machucasse o animal”, descreveu o bombeiro militar, soldado Cid.

Por fim, o gato foi entregue em segurança à própria tutora, sem nenhuma lesão aparente, que agradeceu o trabalho realizado pela equipe do Corpo de Bombeiros.

Balanço

O resgate desse domingo (3) é mais uma das ações desempenhadas pelos bombeiros militares com maestria neste ano. Entre 1º de janeiro e 31 agosto de 2023, foram 8.014 resgates de animais, silvestres e domésticos, realizados com sucesso. O resultado representa um aumento, de 12%, em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram resgatados 7.115 animais.

A corporação orienta ligar para o 193 em caso de resgate de animais e sempre manter distância de animais silvestres. A ligação é gratuita e o número do Corpo de Bombeiros funciona 24 horas por dias, sete dias por semana.

 

Outros Posts