terça-feira, 18 de junho de 2024

Estudantes de escola municipal são contemplados com bolsas do CNPQ

Dois alunos da Escola Municipal Tarcila Cruz Alencar, de Juazeiro do Norte, foram contemplados com uma bolsa de incentivo financeiro mensal, no valor de R$300, concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ.

A conquista faz parte do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) que propicia aos alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP entrar em contato com a área da Matemática, ampliando o seu conhecimento científico e acadêmico.

Os alunos Jonas Calu de Lima, do 9º ano, e José Matheus Cunha, do 7º ano, tiveram um bom desempenho na OBMEP 2022, resultando na obtenção da bolsa.

A coordenadora pedagógica da unidade escolar, Marilê Rodrigues, destaca o empenho e trabalho dos professores, bem como o apoio das famílias. “Acreditamos que esse resultado irá estimular e elevar a participação dos estudantes na edição desse ano”, pontuou.

A OBMEP é dirigida às escolas públicas e privadas, promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, e tem como objetivo estimular e identificar talentos na área de conhecimento. Na edição passada da Olimpíada, alunos de 16 unidades da Rede Municipal de Ensino receberam menções honrosas pelo desempenho constatado. Ao todo, foram 38 menções, além de uma medalha de bronze.

De acordo com o gerente dos anos finais, Samuel Mariano, a expectativa é que, neste ano, mais de 12 mil alunos, do 6º ao 9º ano, participem da atividade, que está prevista para acontecer em duas fases, em maio e outubro.

Outros Posts