terça-feira, 23 de abril de 2024

Em 20 dias, 80 pessoas são capturadas e 31 armas são apreendidas durante Operação Paz no Ceará

Promovida em âmbito nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Operação Paz tem como objetivo reduzir os índices de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI). No Ceará, nos 20 primeiros dias da operação, as Forças de Segurança capturaram 80 pessoas, do dia 1º de setembro até esta quarta-feira (20). Nesse período, 31 armas de fogo e 721 munições foram apreendidas ao longo da operação em todo o Estado. Nas ofensivas, cerca de 3.107 pessoas e 1.026 veículos foram abordados.

No estado cearense, a Operação Paz é realizada por meio da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), sob a coordenação da Coordenadoria de Planejamento Operacional da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Copol/SSPDS).  Os trabalhos das Forças de Segurança seguirão intensamente  até o mês de dezembro.

Durante os trabalhos policiais, as polícias Civil e Militar contam com o auxílio das Coordenadorias de Inteligência, por meio da Coin da SSPDS, Departamento de Inteligência Policial (DIP) da PC-CE e da Inteligência da PMCE, além de contar ainda com dados estatísticos extraídos, por meio da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS.

Capturas 

Foram 15 mandados de prisões cumpridos por homicídio, nove prisões em flagrante por homicídios consumados e tentados, 28 prisões em flagrantes e atos infracionais por outros crimes e 28 cumprimentos de mandados por outros crimes.

Caucaia

Na manhã desse sábado (16), os policiais civis da Delegacia Metropolitana de Caucaia capturaram um homem identificado como Derik David Costa de Souza, de 23 anos de idade, com passagens por tráfico de drogas. O homem foi preso em flagrante no bairro Conjunto Nova Metrópole, no município de Caucaia, Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado, pelo crime de homicídio qualificado contra uma pessoa com deficiência. O crime ocorreu no bairro Planalto Caucaia. Além disso, o suspeito foi flagrado com dois tabletes de maconha. A motivação do crime seria uma suposta dívida de drogas

No dia 12 de setembro, uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE) deteve uma mulher de 65 anos, na posse de sete aves silvestres em uma residência no bairro Cipó, no município de Caucaia. A equipe do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da PMCE, apreendeu as aves e encaminhou para uma ONG parceira. A mulher foi autuada em um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental.

Croatá

Na manhã do dia 12 de setembro, os policiais civis da Delegacia Regional de Crateús e Delegacia Municipal de Guaraciaba do Norte capturaram um homem identificado como Iramar Ribeiro da Silva, de 27 anos. O homem é investigado por ser suspeito de dois homicídios ocorridos no município de Croatá (AIS 14). O suspeito estava há um ano foragido e foi localizado em uma residência na zona rural do município. Contra Iramar foi cumprido um mandado de prisão temporária.

Itapipoca

Na tarde do dia 17, a PC-CE cumpriu o mandado preventivo contra um homem identificado como José Airton da Silva, de 52 anos, o homem é investigado por diversos crimes de estupro ocorridos no município de Itapipoca (AIS 17). O homem foi capturado no bairro Campo Novo no município de Bela Cruz (AIS 17). O indivíduo não ofereceu resistência e foi encaminhado para a Delegacia Regional de Itapipoca, onde foi dado cumprimento ao mandado de prisão preventiva por estupro.

Já na quinta-feira (14), a Polícia Civil realizou a prisão em flagrante de um homem suspeito de ter cometido um roubo com restrição de liberdade em uma residência localizada no município de Itapipoca. O suspeito identificado como Alexsandro de Carvalho Moura, de 39 anos, com passagens por roubo, furto, furto qualificado, furto de veículo e dano. Alexsandro foi capturado em uma residência localizada no bairro Jardim Iracema (AIS 8) da Capital. Com o homem foram apreendidos dois inversores de energia solar, jóias e um jogo de facas pertencentes à vítima.

Outros Posts