domingo, 26 de maio de 2024

Morre Humberto Macário, médico e ex-Prefeito do Crato

Faleceu nesta segunda-feira (13), o médico e ex-prefeito de Crato, Humberto Macário de Brito. A morte de Dr. Humberto comoveu toda a região. A Prefeitura do Crato decretou luto oficial de três dias,  e enviou votos de pesar e solidariedade aos familiares e amigos.

Biografia

Natural de Campos Sales, formou-se em 1958, pela Faculdade de Medicina da Bahia, obtendo o primeiro lugar. Após formado, retorna ao Crato onde iniciou suas atividades médicas, como clínico e cirurgião do Hospital São Francisco de Assis, voltando-se, principalmente, ao atendimento das camadas mais carentes da população. Por este trabalho aos mais necessitados, logo ganhou a fama de Médico Humanitário.

Foi professor da Faculdade de Filosofia do Crato, tendo contribuindo para a formação de centenas de jovens cratenses, participando e ministrando, inclusive, vários seminários e eventos educativos na área. Ainda como médico, em 1974, fundou o Hospital Regional Manuel, de Abreu, na cidade do Crato, atualmente Centro Cultural do Cariri.

Elegeu-se Prefeito Municipal do Crato, aos 36 anos de idade, exercendo seu mandato entre os anos de 1967 a 1970. Nas eleições de 1976, ao lado do Capitão Ariovaldo Carvalho, foi eleito vice-prefeito. Em 1978, foi convidado pelo Governador Virgílio Távora para ocupar a pasta de Secretário da Saúde do Estado do Ceará. Em 1983, assumiu a Superintendência do Desenvolvimento do Ceará -SUDEC. Em 1986, foi eleito Deputado Estadual, pelo PMDB, sendo o 6º mais votado no Ceará.

Casou-se com Noemi Arraes e Silva Macário de Brito, com quem teve três filhos: Ana Carolina, Humberto Filho e George Macário. Avô de Luana Siebra Macário, Jéssica Siebra Macário, Pedro Ernani S. Macário de Brito e de Artur Vieira Macário de Brito (Filhos de George). Em 1998, retornou de definitivamente ao Crato, voltando à sua atividade de médico humanitário, até deixar seu consultório em 2006.

Outros Posts