terça-feira, 05 de março de 2024

Dia da democracia, 25 de outubro: símbolo de uma história de lutas do povo brasileiro

Nesta segunda-feira (25), o Brasil comemora o Dia da Democracia,  data que marca a morte do jornalista Vladimir Herzog (1937 – 1975), que também foi professor, escritor, dramaturgo e cineastra. Militou na luta em pro da democracia pelo Partido Comunista Brasileiro, foi torturado e assassinado pelo regime militar brasileiro durante a ditadura. Sua morte, não apenas, causou indignação e revolta, mas também suscitou os movimentos em pro da redemocratização, tornando o, ícone de resistência.

Democracia, tem origem no grego “demos” que significa povo, e “kracia” que remete a poder. Atualmente, democracias são definidas como um sistema de governo onde o povo, ou seja, os cidadãos da nação, exercem o total poder sobre a mesma. Tal modelo, sofreu diversas modificações ao longo dos séculos, e ganhou diferentes formas.  A primeira manifestação de democracia, foi a direta, e teve origem em Atenas, Grécia antiga, onde era exercida apenas por uma mínima parcela da população, aqueles que era considerado  cidadãos atenienses.

O direito ao voto direto, secreto, universal e periódico é uma conquista do povo brasileiro decorrente de anos de luta. Foi consolidado no Brasil sob amparo da Constituição Federal de 1988, que permanece vigente até os dias atuais. Uma pesquisa realizada pelo Senado Federal no ano de 2019, mostra que a democracia é entendida pela maioria dos brasileiros, como o melhor sistema de governo. Representada como fruto da organização social que ganhou complexidade ao longo dos tempos.

Desta forma, celebramos hoje a democracia, que continua se renovando, com a luta pelos direitos, representatividade e inclusão. Prezando sempre pela soberania da nação e bem estar do seu povo.

Outros Posts