O processo de implantação da Unidade de Conservação Federal – Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) do Soldadinho-do-araripe passou por mais uma etapa, em Crato, com a audiência pública para tratar do assunto. O Município se une a essa iniciativa federal, por meio de parceria, para dar sequência ao projeto de implementação do REVIS Municipal.
Os debates, com sugestões e informações sobre o tema, foram realizados na manhã desta quarta-feira, 7, no auditório do Centro Cultural do Cariri, com diversos representantes de órgãos ambientais, ONGs, prefeituras, técnicos e analistas ambientais do ICMbio, Ministério do Meio Ambiente, professores universitários, pesquisadores, estudantes, representantes de conselhos e associações e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Mudança do Clima e de Turismo do Crato, contando com a participação de gestores de outros municípios.
A unidade contará com uma área de 4.874,84 hectares legalizados, voltada à preservação das fontes e do ecossistema natural na Chapada do Araripe. O objetivo é possibilitar a permanência da espécie com incidência apenas em algumas cidades da Região do Cariri, principalmente em Crato, Missão Velha e Barbalha.
A iniciativa foi promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com a Prefeitura do Crato e outras instituições locais. Na ocasião, foi apresentada a proposta de criação da unidade de conservação, que segue critérios técnicos, dimensão e limites, sob aspectos legais.
Sobre o Soldadinho
O soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni) é uma espécie endêmica da região do Cariri, descrita em 1998. Atualmente, a ave está criticamente em perigo de extinção. Com a unidade, poderão ser asseguradas a conservação ambiental, em especial da ave; das escarpas da Chapada do Araripe; florestas úmidas associadas às nascentes, conservando a manutenção de outras espécies vegetais e animais.
A consulta pública é um processo de participação para contribuições, sugestões e críticas à proposta de criação da Unidade de Conservação.