quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Crato intensifica esforços para conter incêndio no Lixão

A Prefeitura Municipal do Crato em ação conjunta e emergencial das Secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente, Serviços Públicos e Segurança Pública, têm atuado de forma intensa para conter e encerrar o incêndio na área do Lixão municipal do Crato. A ação conta com o uso de 16 máquinas pesadas, incluindo caminhões-pipa, retroescavadeira, pacarregadeira, PC, caçambas e trator de esteira. Depois de uma semana de trabalho intenso, as equipes conseguiram controlar um pouco mais o fogo, neste fim de semana.

Desde a última terça-feira, 04, após registrar Boletim de Ocorrência na polícia para investigação do crime ambiental, a Prefeitura em parceria com o Corpo de Bombeiros elaborou um plano de ação para contenção do fogo. Levando em consideração que na área tem muito material inflamável e gases, além da questão climática de ar seco e altas temperaturas, o fogo se intensificou.

“Como o incêndio foi localizado em vários pontos do lixão, uma das primeiras atitudes foi tentar isolar esses focos para que ele não se espalhasse ainda mais. Começamos a etapa do rescaldo [operação cujo objetivo é apagar todos os focos remanescentes que possam reacender as chamas], em seguida, a gente veio com as máquinas fazer o recobrimento com terra”, explica o Secretário adjunto de Meio Ambiente, Stephenson Ramalho, destacando que para conter o recobrimento de areia é necessário para retirar um dos elementos do fogo, que é o oxigênio. “Acredito que nas próximas horas avançaremos ainda mais. Agora o fogo está controlado”, disse.

Aterro Sanitário será licitado

No dia 15 de dezembro, deste ano, acontecerá o pregão para a implantação do Aterro Sanitário Regional do Cariri (COMARES), na B3, em São Paulo/SP. A licitação é na modalidade concorrência pública, pelo critério de menor valor de tarifa, para a concessão de serviços públicos de manejo de resíduos sólidos urbanos, em regime de concessão, pelo prazo de 30 anos. Além do Crato, o aterro atenderá os municípios de Altaneira, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Outros Posts