segunda-feira, 15 de julho de 2024

Crato abre Unidades Básicas de Saúde, neste sábado, 15, para dia D de Vacinação da Influenza e Covid-19

As Unidades Básicas de Saúde cratenses estarão abertas neste sábado, 15, para a imunização da população contra a gripe e a covid-19 (reforço bivalente). O “Dia D” de vacinação será realizado das 8h às 12h. A população deve buscar a UBS mais próxima, exceto Alcides Peixoto, Caic e Pantanal.

Deverão receber os imunizantes os públicos indicados pelo Ministério da Saúde (MS). Os grupos prioritários que deverão receber a bivalente e a influenza são: pessoas a partir de 60 anos; pessoas com comorbidades, povos de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas (bivalente a partir de 12 anos); pessoas com deficiência (bivalente a partir de 12 anos); gestantes e puérperas; e trabalhadores da Saúde.

Já para quem vai tomar somente a vacina da gripe, os grupos prioritários são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Professores do ensino básico e superior; profissionais das Forças Armadas, da Segurança e de Salvamento; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário; e trabalhadores portuários.

Grupos prioritários aptos a tomar as duas vacinas (influenza e covid-19), como idosos e profissionais da Saúde, podem receber ambas as doses na mesma ocasião.

Para a aplicação dos imunobiológicos, é necessário apresentar documento com foto, cartão do SUS e comprovação de pertencimento aos grupos prioritários.

Bivalente

O reforço bivalente contra a covid-19 será aplicado naqueles cujo o esquema primário foi completado com as doses monovalentes (D1+D2) ou que receberam depois uma ou duas doses de reforço comuns, com intervalo de, no mínimo, quatro meses.

Outros Posts