segunda-feira, 15 de julho de 2024

Corte do Pau da Bandeira de Santo Antônio ocorre nesta sexta-feira (19) no Sítio Flores

O corte do pau da bandeira de Santo Antônio será realizado nesta sexta-feira (19), no Sítio Flores, em Barbalha. O tradicional evento marca o início dos festejos em homenagem ao padroeiro da cidade. Um jatobá de mais de 23 metros foi escolhido para receber a bandeira de Santo Antônio de 2023.

De acordo com Rildo Teles, capitão dos carregadores, o momento acontecerá a partir das 7h30 com um café da manhã, no mercado da cidade. Em seguida, os carregadores seguem para a Igreja Matriz de Santo Antônio para receber a bênção do padre Cícero Leandro, para, enfim, seguir para o Sítio Flores, onde será coletada a árvore. Após o corte, o tronco escolhido ficará descansando na mata por 15 dias e só será tocado novamente no dia do cortejo, marcado para o dia 04 de junho, pelos carregadores.

É importante ressaltar que todo o processo de escolha e corte do pau da bandeira é executado com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de preservação da Biodiversidade (ICMBio). Após o corte, é realizado o reflorestamento de árvores. “Todo o procedimento é acompanhado pelas autoridades ambientais.  Vale lembrar que a cada corte do pau da bandeira, é realizado o plantio de 20 árvores”, explicou o Secretário de Cultura e Turismo, Isaac Luna.

Ainda de acordo com o Secretário, tradicionalmente é dada preferência para árvores que crescem em abundância no município, como os jatobás, árvore escolhida este ano, e os angicos, árvore escolhida em 2022.

Reconhecimento do Iphan

A Festa de Santo Antônio de Barbalha é reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Imaterial Brasileiro. “Este ano organizamos uma festa mais eclética do ponto de vista dos artistas regionais e nacionais. Nossa festa se tornou patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em razão dos nossos grupos culturais. Portanto, estaremos todos juntos, no dia 04, e durante toda a programação da festa, fazendo valer nossa identidade, cultura e tradição”, pontuou o Secretário de Cultura e Turismo, Isaac Luna.

Outros Posts