quarta-feira, 17 de abril de 2024

Complexo Ambiental Caminhos do Horto realiza programação especial de fim de férias

O Complexo Ambiental Caminhos do Horto realiza programação especial de fim de férias, que acontece neste domingo, dia 30 de julho, com horário de funcionamento estendido, de 9h às 20h30. Pela primeira vez, o teleférico do Horto operará em horário noturno.

Toda a programação é gratuita, porém o passeio de teleférico é pago, com exceção para os participantes da Caminhada Educativa e da oficina de pintura, realizada pelo GeoPark, descritas abaixo. A programação começa pela manhã com a Caminhada Educativa (trilha), das 9h às 13h. A saída ocorrerá da Estação Monsenhor Murilo (inferior) no Teleférico do Horto, localizado na Av. do Agricultor, 1334 – Salgadinho.

A Caminhada Educativa inicia nos equipamentos da Colina do Horto (Museu Vivo, Estátua do Padre Cícero, Capela, Igreja Bom Jesus do Horto, lojas e restaurantes) e possui um percurso de 6km, com 4h de trajeto, levando em conta caminhada e interpretação de uma riqueza singular, abordando aspectos geológicos, impactos ocasionados pelo uso da trilha; e os aspectos históricos, de grande riqueza por estar relacionado ao Santo Padre, bem como ao surgimento de Juazeiro e sua influência para o desenvolvimento da região do Cariri como um todo. Incentiva ações de práticas responsáveis, permitindo também uma visão global de boa parte do território com a presença da Chapada do Araripe e o patrimônio natural e cultural.

Paralelamente à trilha, o Geopark Araripe, em parceria com o Complexo Ambiental Caminhos do Horto, oferece duas oficinas de pintura na estação superior do teleférico. As oficinas serão de pintura do Soldadinho do Araripe e réplicas de fósseis, das 09h30 às 11h do domingo, com faixa etária a partir dos 5 anos.

A FEART, Feira de Artesanato da Associação dos Artesãos, segue expondo seus produtos na sexta e sábado, das 09 às 17h e domingo das 09h às 20h30. A feira surgiu no ano de 2000 e é composta por 12 expositores, que confeccionam artigos religiosos, crochês, biscuit, pirogravura, cerâmica, arte em gesso e madeira, dentre outros.

À tarde, o teleférico continua funcionando normalmente, e às 16h30, iniciará o espetáculo “Viação Pernambuco”, realizado pelo Coletivo de Teatro Cínicas. A peça celebra uma trajetória cultural interrompida pelo obscurantismo, ressurgindo com força e reafirmando as perspectivas de enraizamento cultural. A narrativa entrelaça três nações, percorrendo o caminho da necessidade. Pernambuco é homenageado por suas ricas manifestações culturais, como o caboclinho, frevo, coco, aboio e maracatu rural, que retratam uma trajetória de enfrentamento artístico e de gênero.

Às 17h20, uma apresentação de saxofone que encantará o público, com o grupo Elasax, grupo camerístico composto por mulheres do interior do Ceará. É um grupo de saxofones que nasceu no contexto da graduação em licenciatura em música da Universidade Federal do Cariri, como um grupo de estudos que foi se desenvolvendo como artístico, surgindo da vontade das saxofonistas mulheres se expressarem enquanto instrumentistas e da necessidade de expor e incentivar a presença feminina na prática instrumental. Após a apresentação, é iniciada a Missa do Horto, encerrando o dia com momentos de espiritualidade e reflexão.

O Complexo Ambiental Caminhos do Horto convida toda a comunidade a participar dessa programação especial, celebrando o fim das férias com cultura, arte e integração com a natureza.

COMPLEXO AMBIENTAL CAMINHOS DO HORTO

O Complexo Ambiental Caminhos do Horto (CAC Horto) tem como objetivo promover a integração da sociedade com o meio ambiente por meio da cultura e do turismo, impulsionando o desenvolvimento sustentável através de oficinas, eventos e roteiros regionais. O Teleférico, um dos ativos do complexo, conecta duas estações:

– Inferior: Av. do Agricultor, 1334, no bairro Salgadinho.

– Superior: Colina do Horto, próximo à estátua de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.

O Complexo Ambiental Caminhos do Horto é um equipamento público da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Governo do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.

Horários:

Pela manhã

– Trilha Educativa: das 9h às 13h

– Oficina de pintura de corpo e fóssil (das 9h às 11h)

– FEART (das 9h às 17h, com exceção do domingo, que vai até às 20h30)

Tarde:

– Espetáculo Viação Pernambuco, com Lucas Galdino: 16h30

– Apresentação de Saxofone: 17h20

– FEART (das 9h às 17h, com exceção do domingo, que vai até às 20h30)

Noite:

– Missa do Horto (19h)

Vale lembrar que toda a programação é gratuita, porém o passeio de teleférico é pago, com exceção para os participantes da Caminhada Educativa e da oficina de pintura, realizada pelo GeoPark.

Outros Posts