quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Circuito Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura promove bate-papo com autores na Biblioteca Pública do Crato

O Sesc Ceará está promovendo o Circuito de Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura. A Prefeitura do Crato, parceira desse momento realiza hoje as 14h na Biblioteca Pública Municipal, um bate-papo com escritor paraense Pedro Augusto Baía, e a escritora gaúcha Taiane Santi Martins.

Taiane Santi Martins, vencedora na categoria “Romance” com a obra “Mikaia”, nasceu na cidade de Vacaria (RS). É editora da revista Travessa em Três Tempos desde 2010. O romance Mikaia narra a história de três gerações de mulheres que viveram e fugiram da guerra civil moçambicana. O livro joga com as diferentes maneiras de se lidar com um passado traumático. Enquanto Mikaia – uma dançarina de ballet que sofre uma amnésia repentina – quer lembrar, sua irmã, Simi, quer esquecer e sua avó, Shaira, decide silenciar. O desenrolar da trama se dá no embate entre as tentativas de Mikaia em recuperar um passado que lhe foi roubado, os retalhos de memória que lhe voltam confusos e a resistência de Simi em renunciar a uma infância inventada e cultivada por vinte anos às custas do esquecimento.

Pedro Augusto Baía, vencedor na categoria “Contos” com a obra “Corpos benzidos em metal pesado”, nasceu no município de Abaetetuba (PA). É analista judiciário no Tribunal de Justiça do Estado do Pará, com Doutorado em Psicologia Forense na Universidade de Coimbra. Tem fascínio pela leitura e escrita desde a infância. Nos contos que compõem a obra vencedora, Pedro tenta descrever um mosaico de geografias, povos, sentimentos e experiências que denunciam as violências, invasões e destruições no Norte do Brasil e aos corpos que lá residem. E que, neste processo de devastação, resiste uma voz, um grito, uma reza ancestral da natureza, um pedido de socorro transmutado neste livro.

Sobre o Prêmio

Lançado pelo Sesc em 2003, o concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Além de inclui-los em programações literárias do Sesc, o Prêmio também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: os livros vencedores são publicados e distribuídos pela editora Record. Mais do que oferecer uma oportunidade aos novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro.

Outros Posts