quinta-feira, 15 de maio de 2025

Ceará encerra 1º quadrimestre de 2025 com reduções nos índices de mortes violentas e roubos; resultado favorece Misp

O Ceará encerrou o primeiro quadrimestre de 2025 com redução de 18,3% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e de 26,8% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), como são tipificadas as mortes violentas e os roubos, respectivamente. Os indicadores foram extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e divulgados, nesta quarta-feira (14), pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas. O balanço foi divulgado durante a apresentação dos resultados do primeiro ciclo do Programa de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp), em evento no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.

Misp

Durante o evento, o governador Elmano anunciou o resultado do primeiro ciclo do Misp. Considerando as metas de redução de 11% nos CVLIs e 15% nos CVPS, os dois indicadores estabelecidos foram alcançados pelas Forças de Segurança, no estado e em todas as regiões. Já considerando o Índice de Laudos Produzidos (ILP) pela Perícia Forense do Ceará (Pefoce), a meta de aumentar em 8,5% a produção dos documentos foi alcançada no Estado, em Fortaleza e Região Metropolitana e no Interior Sul. Por fim, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) alcançou as metas na proporção de atendimentos às ocorrências de incêndio, certificações de conformidade emitidas e vistorias realizadas.

Com as metas alcançadas no 1º ciclo do Programa, cerca de 25.132 servidores das Forças de Segurança serão beneficiados com valores. Para isso, o Governo do Ceará investirá R$ 45.421.400,00, no pagamento do bônus pelo alcance dos objetivos. O Misp também considera que o cumprimento dos indicadores estratégicos terão reflexo na progressão funcional dos servidores das Forças de Segurança do Ceará, a cada ciclo quadrimestral. Na PMCE e no CBMCE, o cumprimento das metas a cada quatro meses por Área Integrada de Segurança (AIS), região e Estado, pode resultar em até 30 pontos para os militares lotados em unidades operacionais e de policiamento especializado. Já para os servidores lotados em serviços administrativos, o alcance das metas resultará em 16 pontos.

Outros Posts