quarta-feira, 22 de maio de 2024

Ceará amplia geração de empregos em 2024

O Ceará comemora os dados de geração de empregos em todo estado. Nos três primeiros meses de 2024, o estado criou 11.197 novos postos de trabalho. O resultado provém da relação entre número de admitidos (146.917) e demitidos (135.720) e representa uma elevação de 56,7% do saldo registrado no mesmo período de 2023 (7.145).

Os números são do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e coloca o Ceará como o segundo maior gerador de vagas do Nordeste, atrás da Bahia (25.146) e seguido por Pernambuco (5.709).

Em 2024, o setor responsável pelo maior volume de contratações foram os serviços, com 12.030 novos postos de trabalho, especialmente nos subsetores de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (5.506) e Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (4.460). Também registraram saldos positivos a construção (946) e a indústria (658).

Se considerarmos os 15 meses do governo Elmano de Freitas, janeiro de 2023 a março de 2024, foram mais 64,4 mil cearenses que conquistaram a carteira assinada. “Sob a liderança do governador, estamos trabalhando com foco na atração de novos empreendimentos e na constituição de um ambiente favorável para a criação de postos de trabalho, desde a qualificação do trabalhador, passando pelos investimentos do Fundo de Desenvolvimento Industrial e pela isenção de importantes segmentos, a exemplo dos decretos que reduzem a alíquota do ICMS dos produtos de vestuários e confecção, sancionado em abril deste ano. Dessa forma, verificamos a ampliação dos investimentos do setor produtivo, bem como a criação de postos de trabalho”, ressalta o secretário do Trabalho, Vladyson Viana.

Outro destaque de 2024 está na ampliação da participação feminina nos resultados, cerca de 56,65% das novas vagas foram ocupadas por mulheres (6.343) em contrapartida aos 43,35% ocupadas por homens (4.854).

Ceará sedia encontros da área do emprego

Neste contexto favorável para a geração de empregos, em julho, o Ceará receberá os encontros de Grupos de Trabalho (GTs) do G20 do Emprego, fórum que reúne as maiores economias do mundo, e estará sob a coordenação da presidência brasileira.

Os encontros serão realizados no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, capital do estado. O local que sediará as reuniões técnicas e ministeriais do emprego, bem como será palco para discussão de entidades, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o L20 -que representa os interesses dos trabalhadores ao nível do G20 e reúne representantes dos sindicatos dos países do G20 e das Federações Sindicais Internacionais, sendo coordenado pela Confederação Sindical Internacional (CSI) e pelo Comitê Consultivo Sindical (TUAC-CSC) da OCDE.

Outros Posts