domingo, 25 de fevereiro de 2024

Alunos da Rede Municipal de Juazeiro do Norte participarão de Torneio de Robótica

Estudantes da Rede Municipal de Ensino se preparam para participar, pela primeira vez, da etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League Challenge, que ocorre entre os próximos dias 25, 26 e 27, em Fortaleza. O evento é promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e reunirá equipes do Norte e Nordeste. Os classificados nesta etapa seguem para a fase nacional, que acontece em março de 2023, na capital federal.

O Torneio desafia estudantes de 9 a 16 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia, além de incentivar e despertar o interesse dos jovens pela ciência. O evento acontece anualmente, e cada temporada traz um tema diferente. Na edição deste ano, os projetos devem ser desenvolvidos de acordo com a temática “energia”, buscando desafiar os participantes a compreender a origem, distribuição e utilização da energia na sociedade.

A equipe que irá representar a Rede Municipal de Ensino é a “Teen Soldiers Iuá”, coordenada pelo professor Jorge Luiz e formada por seis alunos do 9° da Escola João Alencar de Figueiredo. São eles: Andressa Ribeiro, Antonio Carlos, Emille Victoria, Iago Silva, Jhonatan Mikael e Moisés Amâncio. O nome foi escolhido pelos próprios membros, homenageando o soldadinho do Araripe e a palavra Juazeiro na origem tupi.

Os treinamentos para a competição estão sendo realizados na sede do Sesi em Juazeiro, junto a mais duas equipes da instituição. Os integrantes devem construir robôs baseados na tecnologia Lego, programados para cumprir uma série de missões em um tempo cronometrado. O professor e orientador da equipe pontua que, apesar do pouco tempo para preparação, os alunos foram escolhidos por se mostrarem interessados pela temática e empolgados para desenvolver suas habilidades.

Os estudantes também devem apresentar um projeto de inovação. A aluna Emilie Victória ressalta que considera o projeto eficiente e poderá beneficiar muitas famílias por meio do módulo fotovoltaico. Já a colega de equipe, Andressa Ribeiro, destaca a importância da experiência na vida de todos. “Estamos muito felizes, pois este momento, além de gerar muito conhecimento e aprendizado, irá abrir portas para o nosso futuro. Poder participar de um evento como este, representando as escolas municipais, será inesquecível”.

Moisés Amâncio conta que com os treinamentos despertou nele o interesse por programação. “Eu não tinha muito contato com computador, agora consigo planejar e programar através do que venho aprendendo”. Já Iago Silva, mostra sua maior identificação na parte de montagem. O Teen Soldiers Iuá embarca para a capital cearense na próxima quinta-feira (24).

Outros Posts