terça-feira, 25 de junho de 2024

A casa de Farinha realizará a Tradicional Farinhada no Crato

A casa de Farinha Mestre José Gomes, localizada no Baixo do Muqúem, no Crato, irá realizar nos dias 11, 12 e 13 de novembro de 2022, das 8h às 21h, a Tradicional Farinhada. O evento consiste em juntar pessoas, dentre elas cultivadores, lavadeiras, cevadores, e vários outros da comunidade, onde serão produzidos o beiju, derivado da mandioca. 

O professor de língua portuguesa, Andson Andrade, conta que o objetivo do projeto é fortalecer o plantio da mandioca na região, visto que essa não necessita de uma grande quantidade de água para se desenvolver, e principalmente, resgatar o valor histórico do que é a casa de farinha para a população. 

A casa de Farinha Mestre José Gomes, ficou desativada durante 12 anos, reabrindo recentemente com a estrutura e rotina artesanais, tornando- se a única casa que resistiu ao tempo, das 19 casas de farinha que existiram na região.

Durante o evento, aconteceram apresentações de dança, bingo, fabricação e comercialização do beiju e vendas das comidas típicas, e no último dia, haverá também rodas de conversas. O convite para participação fica aberto para toda a comunidade em geral do cariri.

 

Outros Posts