domingo, 16 de junho de 2024

Dia do rock: conheça as cinco bandas favoritas do estagiário do Badalo

Nesta quarta-feira (13) é comemorado no Brasil o Dia do Rock, em homenagem ao estilo musical que fez tanto sucesso há algumas décadas, mas que mesmo hoje, longe dos holofotes da grande mídia, segue com uma base de fãs enorme. A comemoração se dá nesta data graças a um evento que aconteceu neste mesmo 13 de julho, porém em 1985, o Live Aid, com um show acontecendo simultaneamente em Londres (ING) e na Filadélfia (EUA) no intuito de conscientizar a população mundial sobre a fome e a miséria na Etiópia.

Em uma pesquisa divulgada pela plataforma de streaming Deezer em 2017, o Brasil ocupava a 10ª posição entre os países que mais ouvem rock no mundo. Já em 2020, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) divulgou um levantamento com os estados mais roqueiros do Brasil, levando em consideração apenas as músicas de rock que tocavam nas rádios. Norte e Nordeste lideraram o ranking, com Pará, Piauí e Amazonas nas três primeiras posições, respectivamente.

E em homenagem a essa data comemorativa, o estagiário do Portal Badalo resolveu compartilhar suas cinco bandas favoritas do gênero. Sem mais delongas, aproveitem as dicas, porque hoje é dia de rock, bebê!

Red Hot Chili Peppers

Foto: Clara Balzary

Formada em 13 de fevereiro de 1983, ou seja, há quase 40 anos, o Red Hot (como é carinhosamente chamada a banda pelos fãs) se mantém na cena como uma das mais influentes do rock. Apesar das várias trocas de músicos ao longo dos anos, o quarteto que mais deu certo é o que está atualmente em turnê pela Europa após o lançamento do 12º álbum de estúdio da banda – Unlimited Love -, com Chad Smith na bateria, Flea no baixo, Anthony Kieds nos vocais e John Frusciante na guitarra, voltando após 10 anos longe.

Red Hot Chili Peppers tem uma sonoridade única, uma mistura de rock com funk, punk, rock alternativo e muito, mas muito groove. É simplesmente impossível não se empolgar com a sonoridade da banda, sem contar nos shows que são absurdamente movimentados. Cinquentões que têm uma energia de criança quando estão no palco.

Músicas favoritas: By the Way, Dani California, The Adventures of Rain Dance Maggie, Dark Necessities, Californication.

Halestorm

Foto: Jimmy Fontaine

Uma banda de hard rock, a Halestorm foi formada em 1997, quando os irmãos Lzzy e Arejay Hale ainda eram adolescentes. A banda começou fazendo shows locais e produzindo músicas próprias, até que o sucesso chegou. Além da sonoridade pesada, a banda também aposta em algumas baladas, sempre presentes em seus álbuns, mas o que mais chama a atenção é a potência vocal de Lzzy Hale. Simplesmente incrível as notas que ela alcança. Não é só gritaria, é algo explorado quando precisa ser explorado, pura e simplesmente.

Halestorm já se apresentou no palco sunset do Rock in Rio Brasil em 2015; lançou alguns EPs de covers, transformando músicas pop em rock, como Bad Romance, da Lady Gaga; e atualmente está com a divulgação de seu mais recente álbum de estúdio, lançado em 2022 e intitulado Back From The Dead.

Músicas favoritas: Here’s To Us, The Silence, I Miss the Misery, Sick Individual, Mz. Hyde.

System of a Down

Foto: Divulgação

O representante do rock metal alternativo nesta lista é o System (mais um apelido carinhoso de fãs), que é famoso por sua sonoridade, o vocal inigualável de Serj Tankian e suas letras, sempre com duras críticas políticas. A banda não lança um álbum desde 2005, quando lançou o duplo Mezmerize Hypnotize.

A banda ainda se reúne em alguns períodos para novas turnês – se apresentaram no Rock in Rio 2011 e 2015, inclusive -, e em 2020 lançou um single duplo como forma de manifestação contra conflitos entre a Armênia e países vizinhos. As músicas inéditas após 15 anos sem novos lançamentos foram “Protect the Land” e “Genocidal Humanoidz”.

Músicas favoritas: B.Y.O.B., Chop Suey, Innervision, Hypnotize, Aerials

Slash feat. Myles Kennedy & The Conspirators

Foto: Divulgação

O icônico guitarrista do Guns n’ Roses, após sair da banda em 1996 por divergências com Axl Rose, se aventurou em novos projetos, seja em bandas ou carreira solo. Em 2011, Slash se juntou a Myles Kennedy e sua banda The Conspirators; de lá para cá, já são quatro álbuns e uma sintonia muito boa entre eles, sempre com uma sonoridade composta de muita guitarra e o vocal potente de Myles. O lançamento mais recente deles é 4, álbum lançado já em 2022. Atualmente, Slash se divide entre turnês com sua banda e também com o Guns, após seu retorno em 2016.

Músicas favoritas: Driving Rain, My Antidote, The River is Rising, Lost Inside the Girl, Read Between The Lines.

Charlie Brown Jr.

Foto: Divulgação

Essa dispensa comentários. Uma das maiores bandas de rock brasileira, seu legado resiste mesmo após o suicídio do vocalista Chorão, em 2013. A banda ainda hoje está entre as mais ouvidas no Spotify, ocupando atualmente a 39ª posição e com quase 4 milhões de ouvintes mensais. Ao todo, eles produziram 10 álbuns de estúdio, mais três álbuns ao vivo e sete DVDs.

Músicas favoritas: Tamo aí na Atividade, Só os Loucos Sabem, Tudo que ela Gosta de Escutar, Proibida pra Mim, Lugar ao Sol.

Outros Posts