terça-feira, 05 de março de 2024

Afinal, quais os possíveis impactos do El Niño para o Ceará?

El Niño é um fenômeno climático que ocorre periodicamente no Oceano Pacífico Equatorial. Ele é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Pacífico, o que tem impacto significativo nos padrões climáticos ao redor do mundo, incluindo o Estado do Ceará.

No Ceará, o El Niño geralmente está associado a uma diminuição nas chuvas. Durante esse fenômeno, as águas aquecidas do Pacífico influenciam a circulação atmosférica, resultando em mudanças na distribuição das chuvas em diferentes regiões.

Durante o período de El Niño, as águas quentes do Pacífico deslocam-se em direção ao leste, alterando a posição da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é uma banda de nuvens e chuvas que circula a região equatorial da Terra e é responsável pela maior parte das chuvas na região Nordeste do Brasil, incluindo o Ceará.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as precipitações tendem a se concentrar em áreas mais ao sul, deixando o Ceará e outras partes do Nordeste com registros abaixo da média.

Para saber mais detalhes, confira o vídeo com a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto:

Outros Posts