terça-feira, 25 de junho de 2024

A partir desta quarta (9), Teleférico do Horto passa a cobrar entrada; saiba valores

A partir desta quarta-feira (9), o Teleférico do Complexo Ambiental Caminhos do Horto – CAC. Horto – passa a cobrar uma tarifa para uso do equipamento. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria, de quarta-feira a domingo, das 8h30 às 16h, e custam R$ 30, com a opção de meia-entrada no valor de R$ 15.

Segundo Thiago Rodrigues, gestor executivo do CAC. Horto, esse início de cobrança tarifária já era algo programado. Ele ressaltou. ainda, que esse valor dá direito à ida e volta no bondinho, ou seja, da estação superior – localizada no Horto – para a inferior – no bairro Salgadinho – ou vice-versa.

“Desde que inaugurou o Teleférico, no primeiro semestre, já era programado que ele cobraria ingressos. A gente funcionou alguns meses do ano no que a gente chama de ‘operação assistida’, que se caracteriza pelo uso do equipamento sem cobrar ingressos ainda porque está fazendo testes para ver se está funcionando de forma adequada, se não apresenta nenhum defeito de fabricação, a procura dos usuários, qual a demanda que vai ter que atender… E depois desse período de análises, iniciam-se as cobranças”, explicou.

Já Douglas Santos, proprietário de uma ótica em Juazeiro do Norte, estava no local para utilizar o equipamento pela primeira vez, mas confessou que estava se decidindo se faria ou não o trajeto. Segundo ele, o valor do ingresso pode diminuir o número de pessoas no local. “Hoje a nossa inflação está muito alta, e esse aumento acaba tirando o lazer. Por exemplo, eu nunca vim, mas se fosse um valor acessível… Eu estou aqui pensando se eu vou ou não. Eu quero ir visitar e conhecer, só que o valor é um pouco alto”, disse.

O empresário sugeriu, ainda, que houvesse dias de ingressos mais baratos. “Acredito que era para eles deixarem por um tempo maior mais acessível ainda. Se fosse um valor simbólico, um valor que coubesse no nosso bolso sem pesar, eu ia tranquilamente e acredito que teria muito mais gente aqui. Ou então eles poderiam também escolher alguns dias para preços mais acessíveis, quem sabe fazer um dia onde todo mundo paga meia, como no cinema”, opinou.

Ingressos gratuitos para moradores dos bairros Horto e Salgadinho

Além da questão turística, há pessoas que utilizam o teleférico como meio de transporte. Sendo assim, moradores dos bairros Horto e Salgadinho, a partir desta quarta-feira (9), têm direito a uma ida e uma volta gratuitas diariamente, mediante um cadastro. “A gente acha justo que os moradores dessas comunidades tenham direito a acessar o equipamento sem precisar pagar”, disse Thiago. Ele também explicou o processo para realizar esse cadastro.

“Esses cadastros estão sendo feitos no CRAS do Horto, no Salesianos; na escola Deise, na pracinha do Horto, no começo da ladeira; e na escola Sebastião, já mais próximo à colina do Horto; além de estarmos fazendo os cadastros nas estações superior e inferior. A gente precisa da folha-resumo do Cadúnico, do comprovante de residência, do documento oficial com foto e do Número de Identificação Social (NIS)”, disse.

O Teleférico funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h e, segundo dados da organização, tem capacidade de transporte de até 2.080 pessoas por hora.

Outros Posts