segunda-feira, 17 de junho de 2024

Veja o que levar para prestar o Enem neste domingo (13)

Estudantes de todo o país farão a primeira etapa do exame nacional do ensino médio neste domingo, dia (13), que contará com as provas de humanas, linguagens e redação. Já na segunda etapa, dia (20) serão aplicadas as provas de exatas e ciências da natureza. Até 2016, a prova do Enem era realizada em um único final de semana, a mudança ocorreu para evitar o desgaste excessivo dos participantes. 

O Enem, surgiu em 1998, com o intuito de avaliar a qualidade do ensino médio, porém, veio sofrendo mutações ao longo dos anos que o transformou em uma das principais avaliações do país e também, o meio mais utilizado pelos estudantes para ingressarem na faculdade. Podendo ser utilizado de várias maneiras, tanto nas universidades públicas, através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), como nas universidades privadas, para conseguir bolsa parcial ou total, através do Programa Universidade para Todos (ProUni), ou para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Além disso, o Enem também é aceito como parâmetro seletivo em outros países, como Portugal, França, EUA  e Canadá. Desde que as universidades tenham convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). 

Para fazer a prova, os participantes devem apresentar documentos originais, com foto. Serão aceitos como válidos para a identificação a Carteira de Identidade, a Carteira Nacional de Habilitação, o Passaporte ou  a Carteira de Trabalho, emitida após 27 de janeiro de 1997. Segundo o edital, também será permitido apresentar a versão digital dos documentos, desde que estejam abertos nos aplicativos oficiais. É indispensável levar também uma caneta esferográfica preta de cano transparente para transcrever a redação e marcar as questões no gabarito. Até mesmo para os participantes do Enem digital, que farão o uso da mesma apenas para a redação. Nas últimas edições do Enem, devido a pandemia do covid-19, foi obrigatório o uso de máscaras de proteção. Nesta edição, porém, ainda é permitido o uso delas, apesar de não ser obrigatório.  

É recomendado ainda, preparar lanche e água, devido à extensão do tempo da prova, além do Cartão de Confirmação da Inscrição, onde consta as informações referentes ao local de prova, como andar e sala em que deve ser realizada. Quem precisa comprovar a participação no exame, basta ir na Página do Participante, e inserir senha e CPF para ter acesso a Declaração de Comparecimento que deve ser impressa e apresentada nos respectivos dias de prova para a assinatura do aplicador. 

São proibidos o uso de quaisquer aparelhos eletrônicos durante a prova, tais como, relógios, celulares, gravadores, Pen drives etc. Também não são permitidos óculos escuros, artigos de chapelaria, fones de ouvido, canetas de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos ou anotações. Também não é recomendado o uso de objetos de metal, tais como brincos, colares, pulseiras, chaves etc. Caso o candidato leve algum desses objetos é necessário colocar dentro do envelope porta-objetos, que deve estar lacrado durante todo o momento em que o participante estiver nas dependências do local de prova.

Para quem quer testar os conhecimentos nessa reta final de preparação, deve acessar o Site do Inep para ter acesso às edições anteriores do Enem. Além disso, a plataforma Descomplica, especializada em preparação para o Enem, oferece um Simulado Gratuito e online para colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos estudos. 

Outros Posts