sábado, 13 de abril de 2024

Governo Federal Lança Campanha Nacional de Combate à Gripe Aviária

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), deu início a uma campanha de conscientização da população sobre o combate à gripe aviária. A iniciativa visa informar sobre o trabalho de monitoramento realizado pelo Governo Federal e alertar especialmente aqueles que frequentam regiões litorâneas a evitarem o contato direto com aves silvestres e mamíferos marinhos doentes ou mortos.

A campanha teve início no último sábado (10) e está programada para durar dois meses. A gripe aviária, causada pelo vírus influenza A, é uma doença que afeta principalmente as aves, mas raramente pode ser transmitida aos humanos. Também conhecida como gripe do frango ou influenza aviária, seus sintomas são semelhantes aos da gripe comum e incluem dor de garganta, febre acima de 38°C, dor no corpo, mal-estar geral, calafrios, fraqueza, dor abdominal, tosse seca, espirros e secreção nasal.

A doença tem cura e o tratamento é baseado no uso de analgésicos, antitérmicos e remédios para náuseas. Em alguns casos, o médico pode recomendar o uso de antivirais. Se a gripe aviária atingir um humano, geralmente, atinge de forma grave e o mais importante é procurar atendimento o mais rápido possível. 

 

 

*Por Bianca Duarte com Supervisão de Pedro Paulo Vieira

Outros Posts