quarta-feira, 15 de outubro de 2025

São Geraldo marca presença em audiência sobre a cajucultura na Câmara Municipal de Severiano Melo, no RN

A Câmara Municipal de Severiano Melo, no Rio Grande do Norte (RN), promoveu uma audiência pública com o tema “A cajucultura e seus desafios em nível regional”. Realizada na última sexta-feira, 10, a audiência reuniu o prefeito da cidade, Jacinto Lopes, vereadores, produtores, representantes de instituições e lideranças locais em um importante espaço de diálogo sobre o fortalecimento da atividade na região.

O encontro contou ainda com a presença do diretor industrial da São Geraldo, Gerardo Bezerra, que contribuiu com experiências de desenvolvimento e à valorização da cadeia produtiva do caju. “Um dos nossos desafios, como fábrica de refrigerante, é obter realmente um produto que tenha uma qualidade alta. Nós já temos algumas ideias para trazer junto, também, para a Frutcoop, para a gente implantar novas tecnologias na estação do suco. Porque a qualidade do meu produto final vai depender da matéria-prima, e a principal delas é o suco de caju”.

“Eu fico muito contente de ver essa discussão, também no âmbito político, ver as reivindicações desses apoios de tecnologia que o produtor, desde a plantação, desde a colheita, até o processamento do suco, precisa. Eu acho que isso é muito importante que a gente, como comprador, como cliente, esteja presente, para ver essa movimentação e também tentar contribuir com alguma coisa. Parabéns para vocês aqui de Severiano. Realmente, é a capital do caju”, destacou Gerardo.

Em diálogo, os produtores destacaram as dificuldades enfrentadas, como as secas, e a importância da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do SEBRAI no fomento do negócio, com destaque para recente chegada de uma sede da Frutcoop na região.

“É esse investimento e fomento que dá a qualidade ao suco usado na indústria, por exemplo. Hoje a gente conta com a assistência técnica que está mudando a realidade de muitos”.

Além da São Geraldo, também estiveram presentes representantes do SEBRAI e do Banco do Nordeste, além de outras indústrias do nordeste que utilizam algum insumo da cadeia do caju.

Outros Posts