A Escola de Arte e Cultura Eco Marias do Sertão realiza ações de formação em quilombos dos municípios de Jati, Jardim e Porteiras, a programação conta com oficinas de dança, percussão, pífano, teatro, canto, audiovisual e fotografia. O projeto é uma realização do Ponto de Cultura ABC Vatá, e tem como objetivo fomentar formações artísticas e culturais nestes territórios.
No município de Jardim, as formações acontecem no Quilombo dos Mulatos e conta com parceria da Associação Remanescente do Quilombo Serra dos Mulatos. As atividades no território tiveram início em 11 de agosto com a Oficina de Dança Criativa com a Professora Yara, com finalização na sexta-feira (22). A próxima formação inicia nesta segunda-feira (25), sob orientação do músico Vanildo Franco, com aulas de percussão e música, que seguem até 01 de setembro. As demais ações formativas acontecem no sítio Mãe D’água, em Jati, e no Quilombo dos Souza, em Porteiras. A finalização do projeto conta com a culminância de ações de fruição cultural em cada cidade, com a presença de mestres da cultura popular e oficinas.
A idealizadora do projeto, Valéria Pinheiro, conta que a relação com os territórios vêm sendo construída desde 2018 quando o Ponto de Cultura ABC Vatá mudou-se de Fortaleza para Jati, no Cariri cearense. A partir do diálogo com essas comunidades surge o projeto Escola Livre Eco Marias do Sertão. A primeira ação formativa foi realizada no Quilombo dos Souza, com o incentivo da Mestra Maria de Tiê e apoio financeiro do Edital Cultura Infância.
Valéria Pinheiro conta que durante as formações no Quilombo dos Souza, integrantes do Quilombos dos Mulatos, do município de Jardim, visitavam frequentemente as ações, foi a partir dessa troca que as atividades formativas foram ampliadas para o território vizinho: “e aí a gente levou algumas oficinas para o Quilombo dos Mulatos”, explica a artista. A idealizadora acrescenta que apaixonou-se pelas crianças daquele espaço e por isso se envolveu profundamente com o projeto: “por isso entrei de cabeça, fizemos uma parceria com a Associação Remanescente do Quilombo dos Mulatos e desde o ano passado que a gente vem atuando”, ressalta.
Este projeto é apoiado pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria da Cultura do Ceará, com recursos provenientes da Lei Federal N.º 14.399 de Julho de 2022. Além de contar com o apoio local da Escola Municipal de Ensino Fundamental Franklin Tavares Pinheiro do município de Jati, Escola de Ensino Fundamental Maria Pinheiro Cardoso, em Porteiras e a Associação Remanescente do Quilombo Serra dos Mulatos, em Jardim.