A Prefeitura do Recife anunciou nesta quinta-feira, 1, que o aplicativo de transportes Uber não poderá trafegar nas zonas de foco de folia do centro da cidade, durante o carnaval. A informação foi divulgada através de uma coletiva de imprensa, onde a prefeitura informou que a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) expressa proibição da fiscalização dos veículos na cidade, portanto não havendo como regulamentar o serviço durante os dias de carnaval.
Segundo a autarquia, há um senso de que a maioria da população se utiliza dos serviços dos coletivos e táxis, portanto veículos cadastrados no Uber serão tratados como transporte particular, sendo impendido o tráfego destes na região onde se encontram o foco dos foliões, como nas imediações do Marco Zero, por exemplo. A medida cautelar visa maior segurança e mais fácil acesso a estas regiões, das quais precisam permanecer sem bloqueios. A circulação destes veículos, segundo eles, causaria maiores transtornos devido a aglomeração destes em locais de estacionamento irregular.
Ao contrário da capital pernambucana, a cidade histórica e vizinha, Olinda, confirma circulação do Uber em seu sítio histórico, onde está sendo mantido um diálogo entre os taxistas e motoristas da plataforma, que devem entrar em acordo para transportar os foliões através das principais vias de acesso.