O Selo UTI Top Performer é uma certificação concedida para Unidades de Terapia Intensiva (UTI) que atingem indicadores de Alta Eficiência no atendimento, sendo a mais alta categoria de reconhecimento atribuída pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e pela Epimed Solutions. Este ano, mais uma vez, o Hospital Unimed Cariri (HUC) manteve seu nível de desempenho excelente e, pela terceira edição consecutiva, está classificado entre as melhores UTIs do Brasil. Com isso, é o único do interior do Ceará a receber a certificação por três vezes seguidas.
Dos 800 hospitais que foram avaliados nessa edição, apenas 189 unidades receberam o Selo UTI Top Performer, entre eles o Hospital Unimed Cariri. Para a Gerente Nacional de Vendas da Epimed Solutions, Jucimara Vieira, esta certificação representa um indicador de distinção no atendimento e na segurança do paciente. “Vai além de fazer
gestão de indicadores, este certificado está garantindo que você está cuidando tão bem desse paciente que ele está saindo com desfecho hospitalar favorável, que é passar pelo seu período mais crítico na UTI, ser cuidado com excelência e sair vivo do hospital. O que vocês fazem traz de fato o melhor para esse paciente”, afirmou.
A conquista do certificado foi recebida com alegria e orgulho pela equipe do Hospital Unimed Cariri. A Diretora Clínica da unidade, Dra. Hellen Cruz, pontuou que a certificação reproduz a dedicação, a competência e a humanidade de todas as equipes envolvidas, reforçando o potencial do hospital em impactar a vida e a saúde da comunidade.
Critérios para Certificação
Para a concessão do Selo UTI Top Performer, a Associação de Medicina Intensiva Brasileira utiliza os indicadores da Taxa de Mortalidade Padronizada (TMP), que compara o número de mortes esperadas com o número de mortes reais, e a Taxa de Utilização de Recursos Padronizada (TURP), que avalia o uso adequado dos recursos
disponíveis. Esses dois critérios são medidos por pontuações reconhecidas internacionalmente e para alcançar a certificação o Hospital deve estar entre as 33% melhores UTIs do país.