Nos últimos 10 anos, o número de motos triplicou em Juazeiro do Norte. Em 2007, a frota na cidade era de 18.041 motocicletas, já em 2017 foi contabilizado 53.462 veículos. No Ceará, até janeiro deste ano, foi registrado 1.324.289 de motos e a maior parte no interior do estado com 1.039.783 veículos.
Edilson Marques, assessor de imprensa do Demutran de Juazeiro do Norte, disse que se observa esse aumento na zona urbana de Juazeiro. “Quando você para ali no cruzamento da São Pedro se pode perceber a aglomeração de motos em relação aos carros”, diz.
Esse alto número, como avalia o Demutran, causa preocupação. Porque segundo o órgão, o crescimento na quantidade de motos, não significa o mesmo na quantidade de pessoas habilitadas, pois muitas vezes a habilitação fica para o segundo plano. Segundo o assessor, isso pode ocasionar acidentes e infrações de trânsito pelo desconhecimento das normas.
Ainda segundo Edilson, devido isso, as ações de educação no trânsito estão sendo intensificadas. Há agentes nas ruas e cruzamentos, abordando tanto os motoristas como pedestres, para orientá-los sobre as normas de transito, e assim, conscientizar a população.
O aumento de motocicletas se dá pelo veículo ser mais econômico, como também mais fácil de adquirir. De acordo com o Demutran, a média de acidentes continua a mesma, mas houve um aumento na infração de trânsito em relação ao fotossensor de 4,60%.