Conforme essas definições, considera-se “moderado” o consumo de até 2 doses por dia. O consumo é tido como “abusivo” quando a pessoa ingere 4 doses ou mais nesse mesmo intervalo.
De acordo com um levantamento feito pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), 26,4% da população brasileira bebe moderadamente. Já 18,8% consome álcool de forma abusiva, ou seja, ingerindo no mínimo 4 doses diariamente.
Alcoólicos Anônimos comemora 87 anos
No dia 10 de junho o Alcoólicos Anônimos (AA) completa 87 anos de atividades ininterruptas. Surgido no ano de 1935 em Ohio, nos Estados Unidos, a irmandade vem desde então ajudando homens e mulheres de todas as idades e condições sociais a se livrar da dependência através da terapia em grupo. Atualmente o AA está presente em 186 países, contando com aproximadamente 120 mil unidades.
No Brasil, o AA existe desde 1947 e conta com aproximadamente 5 mil grupos em todas as regiões do país ministrando reuniões semanais. O vício na bebida é considerado oficialmente uma doença desde 1967, portanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as autoridades (e a sociedade em geral) o encarem como uma questão de saúde pública.
Para ser membro do AA não há cobrança de taxas ou mensalidades, o AA não está ligado a nenhum segmento religioso, nenhum movimento político ou instituição e não apoia nem combate qualquer causa. Seu único objetivo é manter seus integrantes sóbrios.