O que é embasamento teórico?
Também chamado de pesquisa teórica, base teórica ou mesmo de fundamentação teórica, o embasamento teórico é um dos elementos cruciais que compõem a metodologia de pesquisa científica.
Seja qual for o curso, todas as universidades exigem que o aluno, ao iniciar um projeto de pesquisa, elencou diversos livros, artigos e periódicos que já tenham tratado do tema que esse aluno pretende abordar em profundidade. Para ilustrar melhor, você pode pesquisar algum exemplo de fundamentação teórica pronta. Ao confeccionar o projeto, é necessário que o aluno cite esses materiais de outros autores no corpo da pesquisa, relacionando-os de maneira clara.
O objetivo da base teórica é fazer com que o trabalho acadêmico não fique superficial, contando apenas a opinião do aluno. Ao traçar paralelos entre diversos autores, o estudante aprende a construir os seus argumentos usando de lógica e retórica, mas também de criatividade, principalmente se a área pesquisada for relacionada a algum tipo de inovação.
Dito isso, é seguro afirmar que não existe projeto de pesquisa sem embasamento teórico.
Como fazer uma fundamentação teórica no TCC passo a passo?
Se o seu objetivo é começar a escrever um trabalho de conclusão de curso, precisa saber que um projeto de pesquisa, mais conhecido como TCC (trabalho de conclusão de curso), é um relatório – e, como todo relatório, ele é composto de diversas fases. O conjunto dessas fases é chamado de metodologia.
A fundamentação teórica é o momento da metodologia em que você incluirá no seu trabalho os autores que foram pioneiros no tema que você está elucidando, assim como os autores que, ao longo do tempo, tornaram-se fundamentais para a compreensão desse tema.
É natural que todo estudante tenha seus autores preferidos, porém a base teórica deve contar com autores que tenham pontos de vista não apenas afins, mas complementares. Esse ainda não é o momento em que o aluno defende as suas ideias: é o estágio em que ele apresenta os conceitos que alicerçam sua pesquisa. Por conta disso, uma boa fundamentação teórica é essencial para uma pesquisa de qualidade. E como fazer isso acontecer na realidade?
- Tudo depende da escolha de um bom tema. Se você optar por um tema sobre o qual poucos autores escreveram, a sua base teórica será bem menor do que se escolher um que seja bem conhecido e explorado no mundo acadêmico. Quanto menor o seu embasamento teórico, mais risco de que a sua pesquisa se mostre frágil na fase de testar e analisar os resultados do seu projeto. Portanto, busque escrever sobre algo que já tenha relevância na comunidade científica a que você deseja pertencer.
- Pesquise livros, artigos, periódicos e sites de qualidade. Evite sites como a Wikipedia, que são colaborativos e, por isso, podem ser alterados por qualquer pessoa. Entre apenas em sites seguros, a fim de manter seus dados pessoais longe de golpistas.
- Faça a checagem das fontes. Ao encontrar uma citação em um livro, pesquise o texto original. Isso vai evitar que você reproduza citações erradas ou incompletas.
- Antes de escolher um autor ao redor do qual erigir sua base teórica, investigue a fundo quem ele foi, quais obras escreveu, quais contribuições ele fez à sociedade e quais autores discordam dele. Isso ampliará seu ponto de vista e enriquecerá o seu trabalho.
- Pergunte ao seu professor o que ele acha desses autores. Por mais que você se identifique com eles, seu professor pode ter alguma informação fundamental que você ainda não descobriu e que poderá minar o seu projeto no futuro. Isso poupará o tempo de uma possível reescrita, com a necessidade de buscar uma fundamentação teórica diferente.
Não esqueça de colocar todo o seu TCC nas normas da ABNT específicas para pesquisa científica. Todos os artigos e projetos acadêmicos devem obedecer a essas normas; deixá-las de lado pode significar até mesmo ter o seu trabalho reprovado, não importa quão boa tenha sido a base teórica consultada para a produção do material.
Onde encontrar um modelo de projeto de pesquisa?
Cada universidade ou faculdade disponibiliza para os alunos um modelo de projeto de pesquisa, isto é, um exemplo de como o trabalho final deve ser, com toda a formatação exigida já aplicada. Nesse projeto modelo, basta procurar a seção de fundamentação teórica, que está sempre no início do arquivo. Isso acontece porque, como citado, toda a pesquisa sobre o assunto é norteada pela base teórica; logo, ela é logo um dos primeiros itens a constar.
Mesmo assim, pode ser que você deseje ver outros modelos de projeto, certo? Felizmente, muitos podem ser encontrados on-line, nos sites de universidades públicas e privadas.
Para conseguir encontrá-los, faça uma busca no Google com as palavras “modelo fundamentação teórica” e acrescente a sigla “PDF”. Serão listados diversos resultados com os mais variados temas, inclusive já formatados.
Tenha apenas a cautela de observar se a formatação desses projetos segue à risca as normas da ABNT. Para evitar a reprovação do seu projeto, tenha sempre à mão o manual dessas regras, que também costuma ser disponibilizado aos alunos pelas universidades em que eles estão matriculados.