Com o objetivo de aprofundar o debate e a reflexão sobre o cenário atual e as perspectivas das políticas culturais na região do Cariri, será realizada na próxima quarta-feira (8/10), o II Seminário Regional de Políticas Culturais: Desafios e Visões Futuras, no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo. A iniciativa, que marca a abertura oficial das ações da Escola Livre Terreiro em Movimento em parceria com a ONG Beatos, vai reunir gestores públicos, artistas, produtores culturais, pesquisadores e a comunidade em geral, para mapear os desafios atuais para compreensão das dificuldades enfrentadas por agentes culturais e gestores públicos na implementação de políticas eficazes. Para participar, basta realizar a inscrição através do formulário disponível no link, que está na bio do Instagram @escolalivreterreiro. O acesso é gratuito!
As atividades começam às 8h, com o credenciamento dos participantes. Às 9h, acontece a abertura oficial, com falas da coordenação e dos parceiros do projeto. Na sequência, será realizada a palestra “Cultura em Movimento: Políticas, Identidades e Transformações Sociais”, que discutirá os desafios estruturais e os horizontes possíveis para a cultura como vetor de transformação. O bate-papo contará com a participação de representantes do Ministério da Cultura, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, da Câmara Municipal de Juazeiro, da Câmara Municipal do Crato e da Assembleia Legislativa do Ceará. A mediação será de Américo Córdula, gerente do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo.
O seminário contará também com dois painéis temáticos. Das 11h às 13h, será realizada a Mesa 1: Territórios Criativos e Cultura Viva, que abordará temas como cultura comunitária, pontos de cultura, redes e gestão compartilhada, além de sustentabilidade e descentralização. Com mediação da gestora cultural Elizabeth Fernandes, o bate-papo vai contar com a presença do coordenador do Ponto de Cultura Outros Olhares e do Ponto de Cultura Pátria Grande, Marcos Antônio Monte Rocha (Fortaleza); do integrante da Comissão Cearense Cultura Viva e da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Alexandre Lucas (Crato); representando o programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, Carolina Gonçalves de Freitas; e a diretora artística da Cia Vata, Gestora Cultural do Ponto de Cultura ABCVATA, Valéria Pinheiro.
À tarde, das 14h30 às 16h30, será realizada a Mesa 2: Arte, Cultura, Tecnologia e Futuro, com foco em temas como artes digitais, mídias emergentes, inteligência artificial e cultura, juventudes e experimentações artísticas, inclusão digital e acessibilidade cultural. Deste momento, vão participar a liderança do quilombo urbano Casa de Cultura Taină, Mestre TC (Campinas/SP); idealizador da Kinecos Filmes, Felipe Caixeta (Cariri); co-idealizador do Movimento FeliciLab e do Laboratório do Futuro, Uirá Porã (Fortaleza;) e a jornalista e host do podcast Histórias do Fim do Mundo, Ana Paula Lima (Cariri). A mediação será da artista e gestora cultural Dane de Jade.
NOITE MULTICULTURAL NA ONG BEATOS
O seminário encerra com uma Noite Multicultural na ONG Beatos, a partir das 18h. Na ocasião, será realizada uma visita guiada e na sequência, apresentação dos pontos de cultura da região: Associação Movimentos, Terreiro das Pretas, AVBEM, Coletivo Camaradas e Cia Vatá. Para o momento estarão representantes da Grendene, Trevo Drywall, Sabão Juá e Tecnos Contabilidade, além de autoridades locais, que também foram convidadas a prestigiar o encerramento.
O II Seminário Regional de Políticas Culturais: Desafios e Visões Futuras faz parte das ações da Escola Livre Terreiro em Movimento, que conta com realização da Associação Movimentos e o Ministério da Cultura por meio do Governo Federal, com produção da Betha Produções em parceria da ONG Beatos e da Lumiar Consultoria. Tem o apoio do Instituto Mirante, do Centro Cultural Cariri e da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE). O patrocínio é da Grendene, Trev Drywall, Sandbell e Beira Mar.