Decorrido um mês da inauguração do Centro de Referência Sobre Drogas (CRD) do Cariri, pelo Governo do Ceará em parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, apresenta saldo positivo de atendimentos presencias e encaminhamentos a rede assistencial. O equipamento, inclusive, demonstra desempenho equiparado ao da capital Fortaleza, que possui pouco mais de três anos de funcionamento.
O CRD é o primeiro equipamento governamental de tratamento a dependência química fora da Região Metropolitana de Fortaleza. A ideia é oferecer atendimento especializado sobre a questão das drogas a população de 19 municípios do Cariri. O CRD Cariri conta com estrutura que inclui recepção, auditório, sala de atendimento individual e sala de gerência.
Dentre as funções do equipamento, estão orientar familiares, sociedade quanto aos procedimentos e informar sobre a rede de atenção aos usuários e dependentes químicos, além de alimentar o banco de dados dos do perfil epidemiológico dos usuários. Os funcionários do CRD são cedidos pela prefeitura a atuar especialmente para o centro, no qual recebem treinamento especializado para os cuidados com os dependentes.
Atendimento ao público
No CRD, dependentes químicos e seus familiares são acolhidos e orientados sobre prevenção, tratamento e reinserção social e profissional. O atendimento – totalmente gratuito e sem necessidade de agendamento – inclui, ainda, encaminhamentos à rede sócioassistencial e de apoio, bem como a comunidades terapêuticas, além da oferta de orientações.
O primeiro procedimento no CRD é a identificação biométrica do usuário. Em seguida, este é encaminhado para atendimento especializado por parte de um psicólogo ou assistente social. A partir da identificação do perfil do usuário pelo profissional, é feito o encaminhamento para um dos equipamentos que integram a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), a Rede Sistema Único de Assistência Social (Suas) ou a rede de apoio.
O usuário também pode ser encaminhado para acolhimento em uma das Comunidades Terapêuticas (CTs), que atuam na forma de prestação de serviços e compõem o Sistema Acolhe Ceará. Além do atendimento presencial no CRD, o público também pode obter informações / orientações profissionais através do telefone 0800-275-1475.