Desde a última quinta-feira, o aterro da Praia de Iracema é palco da 4ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. Entre as 48 duplas participantes, doze atletas cearenses e campeões olímpicos. A final masculina ocorre neste sábado (27), às 19h, enquanto a feminina acontece no domingo (28), às 10h. Os jogos têm entrada franca.
No naipe masculino, são três federados pelo Estado: Hevaldo, que faz parceria com o paranaense Arthur Lanci e a dupla Fabio/Lipe. Na fase de grupos, os três se enfrentaram, com vitória da equipe de Hevaldo. Para os atletas, a amizade e o respeito continuam após as partidas. “Amigos, amigos, jogo à parte. Temos um respeito mútuo. Do outro lado tem um cara que convive junto com você. Às vezes, bate a dificuldade pelo fato de nos conhecermos tecnicamente e pessoalmente e acaba atrapalhando um pouco”, diz Lipe.
Entre as mulheres, oito cearenses. Foi em Fortaleza que Verena, dupla com a sul-matogrossense Danielle, conseguiu a classificação, pela primeira vez, para a fase de grupos. E a torcida local foi essencial para a conquista do resultado. “A emoção foi grande. A torcida jogou junto com a gente. No segundo set, estávamos perdendo por 16 a 12 e conseguimos virar o jogo. Sensação incrível”, falou Verena.
Naiana, que joga com a paraense Vivian, retorna à Fortaleza após não ter disputado a etapa do ano passado, por causa da gravidez. O reencontro com a Terrinha tem um gosto especial para a jogadora. “Ter a minha filha e o meu marido por perto, torcendo, me motiva mais ainda estar em quadra. Além do mais, o público cearense gosta de vôlei de praia e é sempre uma satisfação sentir esse apoio”, contou.
Taiana, um dos principais nomes da competição, quase não participa desta etapa. Elize Maia, sua parceira habitual, sofreu lesão e a cearense precisou convidar outra atleta para formar dupla. A convidada foi a alemã Julia Sude. “A Julia eu conheço do Circuito Mundial. A gente se comunica em inglês. A linguagem esportiva é universal. E está dando tudo certo”, explicou Taiana.
Unidos
Alisson e Bruno Schmidt, atuais campeões olímpicos, voltam a disputar uma etapa juntos, após “Mamute” ser poupado em Natal (RN) e Itapema (SC). Alisson diz que Fortaleza traz boas recordações. “Eu ganhei quatro vezes aqui. O Ceará é um celeiro de grandes atletas. Um local maravilhoso que respira voleibol”.
Perguntado se a responsabilidade aumenta por serem a dupla número 1 do País, o capixaba falou. “Todo mundo quer ver a dupla ganhando, conquistando títulos, vitórias. A gente encara de melhor maneira e de jogar o melhor voleibol”, declara.