Segundo as estimativas da American Meteor Society, uma chuva de meteoros estará visível com bastante clareza no céu do Ceará durante as últimas horas da madrugada dessa sexta-feira (22). A orientação dos especialistas é olhar para cima em posição Norte.
Segundo o professor de astronomia do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), tenente Romário Fernandes, esses meteoros são detritos deixados pelo Cometa Thatcher, que passou pelo sistema solar pela última vez no século 19 e deixou um rastro de poeira e detritos na direção da constelação de Lyra.
Neste ano, o fenômeno coincidiu com o início da lua minguante, o que dificultará a observação dos meteoros menos brilhantes porque a lua estará com 67% de luminosidade. Para enxergar a chuva de meteoros, o Observatório Nacional orienta que o observador esteja em local de baixa poluição luminosa e olhe na direção norte.
Pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, os meteoros queimam parcial ou totalmente devido à fricção com a atmosfera terrestre e ao contato com moléculas de oxigênio. Esse fenômeno deixa um risco luminoso no céu, popularmente chamado de “estrela cadente”.