O lançamento do carnaval cultural de Juazeiro do Norte aconteceu no último sábado, 03, na RFFSA de Juazeiro com a presença dos grupos de tradições da região, além de contar com a presença do músico Junu Ramos, caririense experiente na produção do estilo alternativo de carnaval com temática na tradição popular, no eixo Rio/São Paulo, e também, apresentação do bloco “Terreirada Cearense”, no qual já exportou para outros países as comemorações da cultura popular regional do Cariri. A folia deve ser retomada no próximo dia 10, e seguir até o dia 13 de fevereiro, na praça do Teatro Marquise Branca, iniciando a concentração a partir das 16h.
Juazeiro já teve uma tradição carnavalesca na década de 1980, mas foi desaparecendo por falta de incentivo do poder público, além de muitos dos foliões viajaram atraídos pelo carnaval de outras regiões mais populares, como no litoral cearense, Recife/Olinda e Salvador.
Um dos movimentos que almejam reacender essa tradição é o coletivo Carnaval Livre, surgido na região e que está se mobilizando desde o ano passado na organização de uma folia com a cara da região. De acordo com Mônica Vitoriano, membro desse coletivo e Coordenadora do Centro Cultural Estação das Artes, da Secretaria Municipal de Cultura, a proposta desse Carnaval Cultural objetiva construir e fortalecer uma identidade própria de carnaval da região, envolvendo elementos da região e também a força e a criatividade dos grupos de tradição.
Outra característica da programação do Carnaval Cultural é o repertório musical, que tem um caráter educativo. A prioridade é reunir a diversidade da produção local, excluindo composições pejorativas, agressivas ou que de alguma forma façam apologia ao sexo, drogas, violência, ostentação, consumo de bebida alcoólica e cigarro.
Ainda com foco na educação, stands com campanhas educativas de trânsito, meio ambiente e saúde funcionarão no local da folia, que deve contar também com apoio da Polícia Civil, além apresentações de dezesseis blocos carnavalescos e algumas bandas locais.
Além da diversão, os brincantes terão a oportunidade de ver o concurso de máscaras do “Bloco Dos Mascarados: Que Bicho é Esse?”. O bloco é organizado pela Maria Gomide, Diretora do Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier, e é formado com os entremeios dos grupos de reizado de Juazeiro. Os entremeios são os personagens mascarados que manuseiam chicotes ao longo dos cortejos. Ainda segundo Mônica, para os próximos anos já se tem a meta de criação de mais polos de folia.
Programação completa do Carnaval Cultural pode ser conferida abaixo:

