Em reunião extraordinária ocorrida na noite de ontem, 16, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha, no centro da cidade, foi levada à pauta o Projeto de Lei nº 01/2018, proposto pelo prefeito Argemiro Sampaio, em que regulariza o pagamento de um Incentivo Financeiro Anual através de repasse do Governo Federal aos agentes comunitários de saúde.
Este recurso prevê instituir juridicamente recursos da união que serão repassados em forma de 14º salário aos efetivos agentes de saúde do município, sendo garantido através do projeto que o repasse anual supra adequadamente aos mesmos.


Em razão do prédio do Poder Legislativo estar passando por reformas, a reunião extraordinária foi realizada no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, registrando-se a presença de 100% dos pares legislativos no começo dos trabalhos deste ano de 2018. Em caráter extraordinário e sob a presidência do vereador presidente, Everton de Souza Garcia Siqueira (Vevé), o Projeto de Lei foi apreciado com pronunciamentos dos vereadores: Rildo Teles; Odair José; Dorivan Amado; Daniel Cordeiro; Hamilton Lira, Rosa Garcia e Ilânio Sampaio. Todos estes já enalteciam a luta da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que a princípio houve resistência da senhora secretária de Saúde do Município, Pollyanna Calou, que veio a negar o repasse dos recursos. Porém com persistência, uma comissão de agentes, com apoio dos vereadores, conseguiu uma reunião com o prefeito e este, entendendo que era um direito da categoria, autorizou não só fazer o repasse, mas instituiu também um Projeto de Lei garantindo anualmente os recursos.
Os agentes municipais de saúde também se fizeram presentes em grande número. Ao final de todos os debates aconteceu a votação, sendo por unanimidade aprovado o Projeto de Lei nº 01/2018, oriundo do Paço Municipal.
Por: George Wilson
Fonte: Silva Neto | Diário do Cariri (adaptado)